Cursos são oferecidos pelo RioSolidario dentro do projeto Comunidade em Ação

RJ 05-11-2018. Curso de audiovisual Comunidade em Ação no Morro São João. Fotógrafo: André Gomes de Melo

 

 

Os 46 alunos das turmas de audiovisual e informática do Espaço Comunidade em Ação, desenvolvido pelo RioSolidario no Morro São João, no Engenho Novo, se formam no próximo dia 18, com direito à uma festa de comemoração. Outros 25 alunos dos cursos de planejamento, oferecido pelo Senac, e de bordado e costura, da Faetec, também pegam os seus certificados na ocasião.

A iniciativa funciona desde 2015 dentro do CIEP Frei Agostinho Fíncias e oferece oficinas de capacitação profissional para pessoas que buscam formação para ingressar no mercado de trabalho, além de atendimento social à população de baixa renda. O espaço, que foi reformado por meio de uma parceria entre o RioSolidario e a Loterj, atende a aproximadamente 100 pessoas de diversas localidades.

– Nosso objetivo continua sendo levar políticas públicas e oportunidades para as comunidades. Atualmente oferecemos curso de audiovisual, informática básica, montagem e manutenção de computadores e bordado, além de auxiliarmos os interessados a agendar serviços públicos como segunda via de documentos – explicou o coordenador do lugar, Júlio César Fonseca de Souza.

O curso de audiovisual abriu os horizontes de Roberta Souza de Oliveira, de 17 anos.

– Eu gostaria de seguir a carreira. Tenho aprendido muito no curso e acho importante receber um certificado e termos o aprendizado – disse.

Para Ingrid Pereira dos Santos, de 19 anos, que sonha em ser fotógrafa, o curso foi mais uma oportunidade de aprender sobre a área.

– Fiz informática básica e agora estou fazendo audiovisual. O curso mexe com câmera, cenário, roteiro e o professor é muito bom, dá muitas informações e com detalhes. Agarro todas as oportunidades que aparecem e que se aproximam da profissão que quero seguir: fotógrafa. Gostaria que oferecessem um curso de edição de fotos. A maioria são pagos e eu não tenho condições – contou.

Aluno de informática básica, Jadson de Oliveira Gomes, 21, poderá acrescentar em seu currículo o aprendizado adquirido.

– Vai ser importante para buscar emprego – afirmou.

O Comunidade em Ação fica na Travessa Deputado Átila Nunes, 131. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp : 98377-0044. No local, instituições parceiras também oferecem outros cursos de capacitação e órgãos estaduais fazem atendimento do público com orientações sobre benefícios e serviços.

 

Fotos: André Gomes de Melo