Aline Bieites, coordenadora do programa Futuro Agora, participou da cerimônia dos cursos oferecidos pelo Instituto Masan, parceiro do RioSolidario

DSC_0191-2-2

A alegria e a emoção dos familiares e alunos do Quebrando Barreiras e Culturarte – programas do Instituto Masan – durante a solenidade de formatura, mostraram a importância do papel social na transformação da vida das pessoas. As cerimônias de conclusão da 30ª turma do curso de auxiliar de cozinha e das 4ª e 5ª turmas de iniciação teatral aconteceram, na sexta-feira (09/12), no auditório do MetrôRio.

O coordenador de Sustentabilidade do Instituto Masan, Alexandre Sapucaia, foi responsável por conduzir a apresentação do evento. A entrega dos certificados de conclusão dos cursos foi realizada por dois policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e pelas representantes do RioSolidario e ONG Entre Amigas, Aline Bieites e Paula Brasil, respectivamente.

Com duração de três meses, o programa Quebrando Barreiras é dividido em aulas teóricas e práticas e oferece qualificação profissional para moradores de comunidades pacificadas. A dona de casa Michele Rodrigues encontrou no curso a motivação que precisava para realizar um sonho antigo.

– Aprendi muitas coisas aqui, uma delas é a cooperatividade. Acredito que essa oportunidade vai me abrir portas para o mercado de trabalho – contou.

Já o Culturarte, tem o objetivo de viabilizar o acesso à cultura, por meio do contato com o universo da interpretação, gratuitamente, para jovens de 14 a 21 anos. Uma das formandas mais novas, a estudante Miranda Lopes, era só empolgação. Devidamente caracterizada com o figurino de uma das personagens da peça teatral “Ria na Periferia” – encenada pelos alunos – ela contou que aprendeu muito com o instrutor e diretor de teatro Éder Montalvão.

– Não me imagino fazendo outra coisa senão teatro. É o que eu quero pra mim. Vou levar essa experiência para toda a minha vida. O aprendizado vai muito além da atuação – disse.

Inscrições Abertas

Para se inscrever nos cursos oferecidos pelo Quebrando Barreiras e pelo Culturarte, basta entrar em contato com o Instituto Masan, das 9h às 18h, pelos telefones (21) 96728-0917 ou (21) 98491-0711.

Fonte: Instituto Masan