Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto promove bloco para conscientizar a sociedade sobre a importância de doar sangue

Bloco Vem Doar Pra Mim 2017

 

Carnaval, bloco, samba e muita cidadania. A véspera da folia carioca vai ser muito animada e com boa ação. Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Arcádia vai promover o desfile do bloco “Vem Doar Pra Mim”, que acontecerá no dia 06 de fevereiro, com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue nesse período, que é um dos mais críticos em relação ao estoque de bolsas, já que há uma queda de pelo menos 50% no número de doadores voluntários.

  

De acordo com o coordenador do Instituto Arcádia, Alexandre Sapucaia, cerca de 200 pessoas participaram do bloco na edição passada. “Queremos convidar todas as pessoas para se divertirem conosco e salvar vidas. O bloco está em sua quarta edição animando os foliões e cumprindo um importante papel de conscientização no carnaval”, comenta Sapucaia.

 

A concentração está marcada para 9h, na Praça da Candelária. A partir das 10h, os foliões seguem em direção ao Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, onde os participantes poderão fazer a doação. O bloco vai ser animado pela bateria da escola de samba Porto da Pedra e também por passistas e todos os foliões que participarem do bloco vão ganhar um abadá personalizado.

 

O bloco conta também com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), que levará alunos de escolas estaduais do Rio para participarem dessa folia solidária.

 

Informações ao doador:

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

 

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.