No total, foram coletadas 184 embalagens de leite em pó na primeira etapa de arrecadação da Campanha de Inverno 

_MG_3864

O sorriso sapeca da pequena Ana Beatriz, de 3 anos, tem um motivo muito especial: a caneca de leite que ela e os alunos de uma creche comunitária, em Mesquita, acabaram de beber. A bebida, que estava quase em falta no espaço educacional, faz parte das doações arrecadadas pelo RioSolidario, na Campanha Leite Solidário.

No total, foram coletadas 184 embalagens de leite em pó na primeira etapa de arrecadação da Campanha de Inverno do RioSolidario.  Destes, 39 foram recolhidos em parceria com a equipe Fluminense Guerreiros Futebol Americano.

As doações recolhidas pelo RioSolidario foram distribuídas,  entre os dias 30/06 e 04/07, para três instituições: Projeto Efraim, Mesquita; Centro Integrado para Crianças e Adolescentes Portadores de Deficiência Professor Almir Madeira, Niterói; e Sodalício da Sacra Família, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Para a creche do Projeto Efraim, foram entregues 41 embalagens de leite em pó. Maria Luisa Pascoal, 3 anos, foi taxativa ao afirmar a importância da doação:

– É muito gostoso. Muito, muito – pontou enfática a aluna, após beber uma caneca de leite e ainda esperar mais, já que estava sendo entrevistada sobre o tema.

A presidente do Projeto começou o trabalho social há cerca de vinte anos, inicialmente, para atender jovens usuários de drogas. Atualmente, o foco da unidade é atender crianças e adolescentes em risco e vulnerabildade social. De acordo com Lídia Rangel, a doação chegou em boa hora:

– Mantemos o espaço, que atende 50 crianças na creche, apenas com doações. Estava faltando leite em pó. O que tínhamos daria apenas para uma semana. A bebida é muito importante para a parte nutricional das crianças, para o café pela manhã e à tarde, além da mamadeira para os menores –  destacou Lídia.

 

Campanha Leite Solidário

A campanha vai até o dia 11 de agosto e tem objetivo de  arrecadar doações de leite em pó, que serão destinados às instituições que atendem crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Segundo a coordenadora do Programa de Doações do RioSolidario, Mônica Miranda, o leite em pó é uma demanda das instituições:

– O leite aquece e alimenta, além de ser importante tanto para o idoso quanto para a criança – enfatizou Mônica.

Os donativos poderão ser entregues na sede do RioSolidario (Travessa Euricles de Matos, 17, Laranjeiras) ou agendadas para retirada no local (telefone 2334-3916).

 

Sobre as instituições beneficiadas

Instituição Projeto Efraim (Santa Terezinha/Mesquita)

A unidade surgiu há cerca de 20 anos para ajudar crianças e adolescentes usuários de drogas. Atualmente, funciona como creche, além de desenvolver projetos sociais para adolescentes, como capoeira e balé.  Recebe jovens e adultos, através da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), para prestarem serviços como medida punitiva.

Público Alvo: Crianças , Famílias , Adolescentes e Dependentes Químicos

Doações entregues: 41 embalagens de leite em pó e 1 de farinha láctea

 

Sodalício da Sacra Família (unidade Tijuca/RJ)

A instituição tem o objetivo de acolher e amparar mulheres com deficiência visual em situação de vulnerabilidade social e familiar.

Público Alvo: Idosos e Pessoas com Deficiência

Doações entregues: 30 embalagens de leite em pó

 

Educandário Professor Almir Madeira (Barreto/Niterói)

A instituição abriga crianças e adultos com deficiência física e intelectual, em risco e vulnerabilidade social, sem vínculo afetivo e emocional da família.

Público Alvo: Pessoa com Deficiência

Doações entregues: 50 embalagens de leite em pó

 

Texto: Gabriela Hilário

Fotógrafo: André Gomes de Melo