Projeto Transforma, do Comitê Rio 2016, tem como um dos objetivos treinar professores de educação física em modalidades olímpicas e paralímpicas pouco conhecidas

Vôlei sentado 2

Estão abertas as inscrições para as próximas capacitações esportivas do projeto Transforma, programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para dentro das escolas. Desta vez, serão duas modalidades paralímpicas: goalball e vôlei sentado. As aulas são gratuitas e os professores de educação física podem se inscrever diretamente no site: http://www.rio2016.com/educacao/capacitacao-esportiva.

A iniciativa, realizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tem como um dos principais objetivos ampliar o cardápio esportivo das escolas, capacitando professores de educação física em modalidades olímpicas e paralímpicas pouco conhecidas. Todos os esportes explorados estarão nos Jogos Rio 2016.

As aulas das duas modalidades serão realizadas no dia 13 de maio (sexta-feira), em dois horários (8h às 12h ou 13h às 17), no Colégio Militar do Rio de Janeiro (Rua São Franscisco Xavier, 267 – Maracanã).

Os instrutores de todas as modalidades exploradas pelo projeto são profissionais das confederações brasileiras, que ensinam as regras e os movimentos básicos. Além disso, os participantes aprendem a construir os equipamentos necessários à prática dos esportes com materiais recicláveis, o que permite a adaptação à estrutura de cada escola.

Também estão abertas as inscrições para as capacitações em golfe e goalball, no Guarujá, litoral de São Paulo. As aulas acontecem no dia 24 de maio, no bairro de Jardim Boa Esperança. Os interessados podem se inscrever no site do Transforma.

Sobre o Transforma

Em 2015, o Transforma realizou treinamentos em rugby, goalball, vôlei, vôlei sentado, nado sincronizado, ginástica rítmica, ginástica artística, tiro com arco, golfe, tênis, badminton, atletismo olímpico e paralímpico, hóquei sobre grama, luta olímpica, esgrima e futebol de 5. Em 2014, tiro com arco, esgrima, badminton e hóquei sobre grama estiveram entre as modalidades ensinadas. Desde o início do projeto, mais de 1.300 professores já foram capacitados.

Elaborada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a iniciativa tem como parceiros as secretarias estaduais de Esporte, Lazer e Juventude e de Educação, além da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Redlich