RioSolidario entregou 456 peças encaminhadas por hotéis do Rio de Janeiro

São Fidélis

O RioSolidario entregou, nesta quinta-feira (18/02), roupas de cama e toalhas para o Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, no Norte Fluminense. Única unidade de urgência e emergência do município, o local atende a cerca de 200 pacientes por dia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito de São Fidélis, Luiz Fenemê, e o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Claudinei Bragança, receberam as doações e agradeceram ao RioSolidario:

– Esse é um hospital filantrópico, que atende a toda a população da cidade. Estamos em um momento de intervenção da Prefeitura e tudo que nos ajude a manter a unidade aberta é bem-vindo. A doação veio em boa hora, pois daqui a pouco chega o frio e não teríamos dinheiro para comprar esses produtos. Em nome do nosso prefeito, agradecemos a doação – declarou Claudinei, que estava ainda acompanhado do presidente do conselho da unidade, Eugênio Fernandes Neto.

O pedido de ajuda foi feito pela ex-funcionária Suely Gomes, durante visita da primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, ao hospital, no ano passado. As peças foram doadas à ONG por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ).

– Trabalhei por 30 anos em diversas áreas do hospital e agora sou voluntária, ajudando com a rouparia. Meu marido estava internado e aproveitei para fazer o pedido ao RioSolidario. Fomos atendidos e estamos muito felizes. As doações vão nos ajudar muito – disse Suely Gomes.

Ao todo, foram entregues 456 peças, sendo 100 toalhas, 200 fronhas, 120 lençóis e 36 colchas. Segundo Suely, material será usado em todas as áreas do hospital, incluindo emergência, alas feminina e masculina, maternidade, pediatria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

– Como o hospital passa por dificuldades, a nossa necessidade é grande. Estávamos costurando dois lençóis velhos para fazer um e remendando pequenos rasgos – completou a voluntária.

De acordo com Raimunda Veras, responsável pelo Plantão Social do RioSolidario, um dos papéis  da ONG é justamente esse, fazer a articulação para unir quem quer ajudar às pessoas e instituições que precisam.

– Recebemos solicitações dos nossos parceiros, mas também demandas de pessoas físicas, principalmente por meio do nosso Fale Conosco. Estamos sempre prontos para receber doações e outras ajudas, tanto de empresas e organizações, como de pessoas físicas – destaca Raimunda.

Programa de Doações e Plantão Social

Tanto pessoas físicas como jurídicas podem fazer doações para instituições que cuidam de idosos, dependentes químicos, crianças, população em risco e situação de vulnerabilidade social ou outras ações para apoio e transformação social, por meio do RioSolidario. Para saber como ajudar, basta acessar o site.

Já para se tornar parceiro e receber doações, é preciso realizar o cadastro no site do RioSolidario, informando CNPJ, endereço, dados do representante legal da instituição (documentos e contatos), além de um resumo do histórico e das atividades realizadas pela entidade.

Também é obrigatório o envio da documentação completa por correio, incluindo: o estatuto da instituição ou contrato social; última ata da assembleia e ata de eleição; inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social e certificado de regularidade anual referente ao exercício atual; documentos comprobatórios de poderes do representante legal com cópia dos documentos de identificação (carteira de identidade, CPF e comprovante de residência).

Além disso, as entidades já cadastradas e pessoas físicas podem fazer as suas solicitações por meio do Fale Conosco (faleconosco@riosolidario.org). Ao receber os pedidos, a equipe de assistência social entrará em contato com os parceiros para viabilizar as doações.

Seja um doador solidário e ajude a transformar vidas.

Cadastre sua instituição e seja nosso parceiro. 

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Divulgação e  Bruno Itan