Demanda aumenta durante o período de férias e Carnaval

Doação de sangue no Hemorio. Neusimar Carvalho, Enfermeira responsavel pelo setor de promoção e doação de sangue.

 

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Quem se encaixa nesse perfil, já pode atender ao pedido do Instituto Estadual de Hematologia – Hemorio e ajudar no estoque de material que é distribuído aos hospitais.

Sempre no verão, o instituto pede à população que doe sangue. Todos os tipos são bem-vindos.

– Nesta época de férias, costumamos receber menos doadores do que o normal. A cidade fica mais vazia, por causa do período de férias escolares, e não conseguimos manter o número de doadores estável. Ao mesmo tempo, a demanda aumenta, já que as estradas ficam mais cheias e os acidentes também, infelizmente. Por isso, é importante que quem esteja na cidade lembre-se sempre da importância de doar. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas – explicou Simone Fonseca, chefe responsável do setor de Promoção à Doação de Sangue.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 2% da população brasileira doa sangue e, desses, mais de 50% são espontâneos. Entre 2013 e 2014, houve aumento de 5% na coleta de bolsas de sangue no país, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Ainda assim, os hemocentros precisam constantemente sensibilizar e fidelizar novos doadores. No Rio de Janeiro, não é diferente.

– O ideal para manter os estoques estáveis é receber 300 pessoas por dia, que se convertem, normalmente, entre 200 e 230 bolsas de sangue. Até o final de dezembro, a média estava em 150 bolsas diárias – comentou Simone Fonseca.

Como todo o sangue coletado precisa ser examinado, para se confirmar que é um sangue “saudável”, o Hemorio dispõe, após 30 dias, do resultado dos exames feitos no sangue de cada doador. É possível ver esse resultado online, no site do órgão.Mais informações

Não é necessário estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Quem tem 16 ou 17 anos só pode ser doador com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido em www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf.

Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque-Sangue, que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

 

Serviço

Hemorio

Rua Frei Caneca, n° 8 – Centro do Rio

Aberto todos os dias, das 7h às 18h

 

www.hemorio.rj.gov.br.

Disque-Sangue: 0800 282 0708

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

 

Texto: Bete Nogueira

Foto: Clarice Castro