Equipe do programa realiza palestras com dicas para candidatos a processos seletivos

RJ 1 2-04-2016.  Jovens da comunidade do São João conhecem os projetos do RIO SOLIDARIO e recebem dicas para o mercado de trabalho. Fotógrafo: André Gomes de Melo

Como montar um currículo? Que roupas vestir e como se comportar em uma entrevista? Quais são as etapas comuns a um processo seletivo? Que documentos são necessários na hora da contratação? Estas e outras questões não saem da cabeça dos jovens na hora de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Para dar fim às dúvidas desses meninos e meninas, a equipe do programa Futuro Agora reuniu uma série de dicas que podem auxiliar os jovens, principalmente aqueles que buscam o primeiro emprego. A partir de agora, o time, formado por psicóloga e assistentes sociais, realizará encontros com grupos de jovens de comunidades para um bate-papo e uma apresentação com orientações sobre como participar de processos seletivos. Logo após as palestras, os participantes já poderão fazer o cadastro no Banco de Jovens. A ideia é preparar os candidatos e facilitar a entrada dos inscritos no banco no mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora do programa Futuro Agora, Aline Bieites, os primeiros passos são providenciar todos os documentos necessários e elaborar o currículo com muita atenção.

– Geralmente, os documentos necessários são identidade, CPF, certidão de nascimento (em alguns casos), título de eleitor (para maiores de 18 anos), carteira de trabalho, comprovante de residência, certificado de reservista (para homens) e comprovante de escolaridade – explica a coordenadora.

Já a assistente social Luciana Rosa ressalta que é importante se preparar antes de participar de uma seleção e, durante o processo, o candidato deve ser participativo.

– Sempre recomendo que o jovem pesquise sobre a vaga e suas atribuições, e também sobre a empresa que oferece a oportunidade – diz Luciana.

Marcia Jacoud, também assistente social do programa, acrescenta ainda que o jovem não deve mentir suas qualificações no currículo. Além disso, ela orienta a tomar cuidado com o que escreve nas redes sociais e criar o hábito de acompanhar o e-mail.

– Muitas empresas olham ferramentas como Facebook, antes e depois da contratação. É preciso tomar cuidado na hora de criar o endereço de e-mail, evitando, por exemplo, apelidos. O jovem também deve criar o hábito de olhar a caixa de mensagens com frequência, pois ela é o veículo de comunicação com muitas empresas – reforça Márcia.

Palestra para os jovens

Entre os principais temas abordados na palestra do Futuro Agora estão: apresentação sobre o RioSolidario, que roupas usar e como se comportar em um processo seletivo, como fazer uma redação e a documentação necessária na hora da contratação.

A assistente social Marcia Jacoud esteve, nesta terça-feira (12/04), no Comunidade em Ação, no Morro São João, para conversar com os jovens. Além das dicas, ela também falou sobre o novo curso que será oferecido no espaço, o ZAPe! – Virtudes Empreendedoras, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE Rio), que tem como objetivo contribuir para que as novas gerações de adolescentes e jovens desenvolvam uma visão cada vez mais empreendedora. A primeira aula será na quinta-feira (14/04) e ainda há vagas para jovens dos 14 aos 21 anos.

– Participando do curso, além de estarem no banco do RioSolidario, os jovens entram também para o CIEE, ampliando as chances de conseguirem uma nova oportunidade – destaca Marcia Jacoud.

Aluna do CIEP Frei Agostinho Fíncias, que abriga o espaço do Comunidade em Ação, Tatielle Valentim, de 18 anos, se inscreveu para o novo curso de empreendedorismo. Ela assistiu a palestra e gostou das dicas de comportamento e de como montar o currículo.

– O que vi aqui, com certeza, vai me ajudar a conseguir uma oportunidade de emprego. Foi muito importante saber como falar e me comportar em uma entrevista, e aprender também como fazer um currículo – aponta Tatielle, que ainda levou amigos para conhecerem o Comunidade em Ação e participarem da palestra.

Depois da apresentação, ali mesmo no espaço do projeto, os jovens que puderam agendar a retirada do título de eleitor, documento exigido pelas empresas para os maiores de 18 anos.

Leia mais:

Dicas ajudam na preparação para uma entrevista de emprego

Especialista do CIEE Rio dá dicas de como montar o currículo ideal

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo