Abrigo amplia parcerias para fortalecer garantias de direitos aos idosos

Fundacao Leao XVII - 4Em visita à Fundação Leão XIII, em Campo Grande, o RioSolidario entregou nesta segunda-feira (23/03) uma doação de latas e sacos de leite em pó para os idosos do abrigo. Os produtos foramarrecadados durante a campanha de Carnaval realizada com os convidados do camarote do Governo do Estado na Sapucaí. No total, a fundação recebeu 325 unidades de leite e duas televisões de 46 polegadas cada.

O abrigo e república de idosos faz parte de uma das unidades da Diretoria de Atenção Especializada – DAE, do Governo do Estado, que junto ao Centro de Recuperação Social de Itaipu – Niterói, Vila Residencial de Sepetiba, a Casa de Passagem e o Hotel do Cidadão integra as ações de acolhimento ao idoso em situação de rua. Na unidade de Campo Grande, 90% dos abrigados foram para a república por dependência alcoólica e abandono dos familiares.

Com capacidade de acolher 130 homens e 90 mulheres, o espaço atende, atualmente, 65 homens e 32 mulheres. Com uma área verde que possibilita a implantação de projetos terapêuticos, horta, compostagem, jardinagem, atividades ao ar livre e integração dos alojamentos, a Fundação Leão XIII realiza atendimento de longa permanência para a pessoa idosa, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

– A Fundação Leão XII está em busca de parceiros potenciais, como o RioSolidario, que possam junto conosco oferecer uma melhor qualidade de vida aos beneficiados pelo abrigamento, tanto na questão material, quanto emocional. Todo albergado tem direito à saúde, alimentação, e uma das formas de garantir isso é através das parcerias – ressaltou a diretora das Unidades de Atenção Especializada, Ana Silvia Cortado Vasconcelos.