O Globo (Barra)

Formação gratuita em hotelaria

Parceria firmada entre construtora, hotel, ONG e Senac pretende formar 200 técnicos até o fim do ano que vem

Débora Vital tem 22 anos e cursa o 7º período de Psicologia. Apesar da pouca idade e de estar prestes a se formar, encaminha sua vida profissional para um outro rumo: o da hotelaria. Ela é uma das 66 pessoas que frequentam a escola Carvalho Hosken de Hotelaria, sediada no hotel Hilton Barra, em parceria com a ONG Rio Solidário, o Senac e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ). Até o fim de 2016, a intenção é formar, gratuitamente, 200 técnicos em hotelaria. Inscrições para novas turmas estão abertas. O curso dura seis meses e tem 164 horas.

“Resolvi fazer o curso porque o país está em crise. E no Brasil está mais fácil entrar no mercado de trabalho com ensino técnico do que com curso superior”, diz Débora.

A intenção dela não é descartar o conhecimento adquirido na universidade: “Penso em entrar na área administrativa e, quando puder, trabalhar na de recursos humanos, mas não descarto qualquer possibilidade.“

A grade do curso inclui introdução à hotelaria, ensina as funções de camareira e recepcionista e mostra como funcionam as áreas de alimentos, bebidas e banquetes; RH; finanças; vendas e marketing. Todas as aulas são no hotel, do qual a Carvalho Hosken é sócia.

Yone Beraldo, gerente de marketing da construtora, diz que a ideia de aplicar o curso vem da necessidade de capacitar mão de obra para as Olimpíadas, e que a expertise da empresa nesta área foi obtida na escola de construção civil que mantém. Neste caso, ao fim dos cursos, 100% dos alunos estão empregados, sendo metade deles na própria Carvalho Hosken: “Quando você tem oportunidade de proporcionar uma formação para um jovem que ainda não sabe o que fazer, torna muito mais fácil o futuro dele.“

>> As inscrições podem ser feitas até amanhã e, depois, só a partir de 25 de janeiro, pelo site riosolidario.org/programas/futuro-agora/escola-carvalho-hosken-hotelaria ou pelo telefone 2334-3910.

Também estão abertas as inscrições para a escola de hotelaria da rede Windsor, que desde 2011 já formou mais de mil profissionais, como camareiras, bartenders, garçons, mensageiros e capitães porteiros. A nova turma, com 120 vagas, começa em janeiro, e as inscrições, gratuitas como o curso, podem ser feitas pelo site escolawindsor.com.br.

17.12.2015 - Globo Barra - escola de hotelaria