_MG_2348

Doações levadas ao Espaço de Educação Infantil Cidade de Deus aproximam o Fluminense da comunidade (Crédito: André Gomes de Melo)

Por Flávio Amaral

As crianças do Espaço de Educação Infantil Cidade de Deus receberam chupetas, mamadeiras e produtos de uso infantil em doação que partiu do professor de educação física Leonardo Bezerra, filho do cantor Bezerra da Silva. Em parceria com o setor de responsabilidade social do Fluminense, foi organizada uma ação para levar os itens à nossa creche e a outro espaço de educação infantil da região, próxima ao Centro de Treinamento Pedro Antonio, onde a equipe realiza suas atividades semanais.

“A ideia de fazer esse link entre o Fluminense e o RioSolidario se deu por um projeto que estou desenvolvendo com a história e o legado de Bezerra da Silva. Fiquei muito feliz ao ver a disposição do Fluminense em desenvolver um trabalho social sério para a diminuição da violência e a potencialização do indivíduo. Meu papel é unir comunidade e grandes instituições”, conta Leonardo.

Crédito: André Gomes de Melo

Crédito: André Gomes de Melo

Ele conta que já fez trabalhos em conjunto com o RioSolidario em gestões anteriores e que, ligando essa lembrança à ideia do Fluminense de se aproximar da comunidade vizinha ao CT, vislumbrou a possibilidade de uma nova parceria.

“A creche do RioSolidario é um modelo de creche para todas as comunidades e a experiência de ligar grandes instituições e quem necessita de doações e trocas de experiências é a sensação do dever cumprido. Sabemos o quanto cada ajuda impacta positivamente essas famílias. Parabenizo o RioSolidario por ser essa referência no trabalho das creches e o Fluminense por se inclinar a esse tipo de causa num momento em que as pessoas estão levantando cada vez mais muros”, afirma.

A proposta contempla também a perspectiva de um trabalho relacionado à área de atuação de Leonardo, que será feito com as crianças do Espaço de Educação Infantil. Para a diretora Martha Menezes, essa continuidade do trabalho é tão importante quanto as doações realizadas.

“As doações são sempre muito bem-vindas e para nós essa parceria é muito interessante por trazer a perspectiva de outras atividades para as crianças. A partir do que o Leonardo nos pediu como proposta de atuação, sugerimos atividades ligadas à psicomotricidade, área que trabalha os aspectos emocionais cognitivos e motores nas diversas etapas na vida do ser humano e que são importantes para o desenvolvimento e amadurecimento infantil. Acredito que pode ser o nascimento de uma grande parceria”, comemora Martha.

Crédito: André Gomes de Melo

Crédito: André Gomes de Melo

Amanda Storck, gerente de futebol feminino do Fluminense, acredita que essa ação reforça o propósito do clube de contribuir para a comunidade não apenas através do esporte.

“O Fluminense tem como uma de suas prioridades, no âmbito social, difundir ações de integração e parceria em locais de vulnerabilidade. A aproximação com a Cidade de Deus e a comunidade do Karatê, localizada no entorno do CT Tricolor, é muito importante e vai além do esporte, contribuindo com o desenvolvimento de uma sociedade melhor”.