No dia 15 de julho, a celebração acontece no Espaço de Educação Infantil da Cidade de Deus

Festa_Junina_VJ

As crianças do Espaço de Educação Infantil da Vila do João comemoraram o São João com muita alegria, nesta sexta-feira (24/06). Vestidos a caráter, os meninos e meninas dançaram e cantaram músicas juninas, e se deliciaram com comidas típicas. As recreadoras, professoras e outros funcionários também participaram da festa.

– Estamos trabalhando as festas juninas durante toda a semana. Eles experimentaram um novo quitute a cada dia. Hoje, a sobremesa será arroz doce, por exemplo – explicou a diretor da creche, Valéria Paiva.

Os pequenos ainda puderam participar de brincadeiras, como pescaria e boca do palhaço, e não saíram com as mãos vazias. Eles levaram para casa as tradicionais prendas das festas juninas.

– Realizamos as festas juninas todos os anos nas creches. Elas são mais uma oportunidade de trabalharmos com as crianças a cultura brasileira e suas celebrações – disse Carlos Eduardo Alvares, coordenador das unidades da Vila do João e da Cidade de Deus.

A sexta-feira também foi de festa no Espaço de Educação Infantil do Batan. Por lá, as crianças também dançaram músicas, brincaram nas barraquinhas e puderam comer comidas típicas. No dia 15 de julho (sexta-feira), será a vez da creche da Cidade de Deus realizar sua festa junina.

Localizadas nas comunidades pacificadas Vila do João, no Complexo da Maré; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; e Jardim Batan, em Realengo, as três creches são mantidas por uma parceria do RioSolidario e com a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj). O projeto atende a 700 pequenos cidadãos, garantindo o desenvolvimento infantil, interação e educação psicopedagógica dos quatro meses aos quatro anos.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo