Além de dançarem quadrilha, jovens puderam se cadastrar em Banco de Talentos na tenda do RioSolidario

FestaJunina CIEP Morro de São João 27-06-15 (91)

Quadrilhas, desfile de moda sustentável e atividades de lazer e educação ambiental movimentaram, no sábado (27/06), o Ciep Frei Agostinho, localizado no Morro São João, no Engenho Novo. Cerca de 100 alunos e moradores da comunidade pacificada participaram das atividades culturais e de consciência ambiental. A Secretaria do Ambiente e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) também promoveram um desfile de moda sustentável.

Na tenda do RioSolidario, meninos e meninas entre 14 e 24 anos puderam se cadastrar no Banco de Jovens para participar de processos seletivos em cursos de capacitação. Durante a festa, cerca de 30 jovens fizeram a inscrição no programa.

– Estes eventos são importantes para aproximar e apresentar os nossos programas para os jovens. Foi uma oportunidade para conversar com eles, saber os seus interesses, quais cursos eles gostariam de fazer e, desta forma, atendê-los melhor – afirmou a coordenadora do projeto, Aline Bieites.

O Arraiá do São João foi organizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com o RioSolidario e as secretarias do Ambiente, de Educação, de Transporte, de Segurança, de Assistência Social e Direitos Humanos e de Esporte, Lazer e Juventude. O projeto faz parte da Comissão Executiva de Monitoramento e Avaliação da Política de Pacificação (CEMAPP), que tem, entre outras finalidades, o objetivo de elaborar ações que contribuam com a política de pacificação das comunidades.

– Esta festa junina foi muito importante porque fortaleceu os ensinamentos dados em sala de aula sobre sustentabilidade e meio ambiente. Foi uma união de esforços de professores, alunos e parceiros para o sucesso desta ação – disse a diretora do Ciep Frei Agostinho, Carmen Gutman.