Rio de Janeiro promoveu caminhada, neste domingo (20/03). Planetário da Gávea realiza atividade lúdica nesta terça-feira (22/03)

Caminhada Down 2015

Nesta segunda-feira (21/03), é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Oficialmente estabelecida em 2006, o objetivo da data é dar visibilidade ao tema, reduzindo o preconceito. A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, por meio do geneticista Stylianos Antonarakis, da Universidade de Genebra, e entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para marcar a data, o Planetário da Gávea promove, nesta terça-feira (22/03), às 15h, o projeto “Biblioteca Viva”, com apresentação cultural e oficina, que terão como tema o circo. O objetivo do evento é promover diversão, interação e conscientização por meio de atividades lúdicas.

Neste domingo (20/03), foi realizada uma caminhada na praia de Ipanema, zona Sul do Rio de Janeiro. Balões coloridos pediam inclusão e respeito. À frente estava Breno Viola, ator e primeiro atleta com Down a conquistar faixa preta em todo o continente americano.

A ouvidoria do Ministério Público do Rio de Janeiro participou da atividade para colher reivindicações e necessidades de famílias e pessoas com Síndrome de Down. Segundo o MPRJ, as propostas serão encaminhadas ao Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Educação, e ao Centro de Apoio Operacional de Justiça de Proteção ao Idoso e às Pessoas com Deficiência, para que sejam transformados em ações e projetos.

Outra caminhada, realizada em Brasília, reuniu cerca de 300 pessoas, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade. O Instituto Ápice Down, a Associação DF Down e a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down organizaram o evento, que teve a participação da Banda Tumbalacatumba e do coletivo DJs Criolina. No final do trajeto, houve ainda um piquenique coletivo.

Outros estados, como Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Amazonas e Santa Catarina também realizam atividades para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Senado Federal promove eventos de conscientização

De 21 a 23 de março, o Senado Federal promove o evento “Síndrome de Down – 21 horas pela inclusão”. Segundo o coordenador do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado, Pérsio Barroso, a Casa, em parceria com a Embaixada do Reino Unido, vai realizar uma série de eventos culturais e oficinas, para comemorar a data. As inscrições ainda podem ser feitas no site do Instituto Legislativo Brasileiro.

Sobre a Síndrome de Down

A Síndrome de Down é uma alteração genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo “21”, que ao invés de ser formado por um par, aparece com três exemplares. A síndrome carrega algumas especificidades, como cardiopatias, presentes em cerca de 50% dos casos; eventuais problemas de audição e/ou visão; atraso no desenvolvimento intelectual e da fala; entre outros.

Fontes: EBC e Senado Federal

Foto: Clarice Castro