Objetivo do encontro, que será realizado dia 05 de outubro no Teatro João Caetano, é celebrar os resultados programa e apresentar trabalhos dos jovens e exemplos se superação

CFA_Prazeres_Tatianada Silva

No dia 05 de outubro, um grande evento reunirá os alunos de todas as unidades do programa Casa Futuro Agora, no Teatro João Caetano. O encontro #VemProFuturoAgora vai celebrar os resultados do projeto, que já tem quase 700 alunos formados, e apresentar trabalhos desenvolvidos pelos jovens atendidos.

– Vamos ter boas histórias, muito conhecimento e trocas de experiências. Vamos levar exemplos de superação, para estimular ainda mais a busca pela qualificação e a capacitação profissional desses meninos e meninas. O projeto já é um sucesso e esperamos alcançar 12.600 jovens até o final do ano que vem – ressalta Luiza Teixeira, coordenadora da Casa Futuro Agora.

O evento terá uma programação muito especial, com a apresentação do filme “Em Risco”, realizado por jovens do curso de audiovisuais do Morro dos Prazeres; recital poético de turmas que concluíram o curso Versos de Liberdade; e uma encenação montada por alunos do curso de inglês oferecido nas unidades do projeto. Ex-alunos de informática também falarão sobre as oportunidades conquistadas depois da conclusão do curso.

Os jovens e seus familiares ainda poderão bater um papo com o “youtuber” Felipe Neto. E como não poderia faltar música, o encerramento do encontro será com o grupo de passinho Imperadores da Dança. Todo o evento terá apresentação da rapper, apresentadora, ativista e produtora Nega Gizza.

Sobre o projeto

Em uma parceria entre RioSolidario, Cedae e Ministério Público do Trabalho, a Casa Futuro Agora investe na educação como principal passo de transformação de jovens entre 12 e 17 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social.

As 12 unidades – Campinho, Cordovil, Gardênia Azul, Manguariba, Sepetiba, Urucânia, Morro dos Prazeres, São João, São Carlos, Novo Degase Ilha, Criaad Bangu e Criaad Penha – oferecem cursos profissionalizantes gratuitos, aumentando as chances desses meninos e meninas conquistarem uma oportunidade no mercado de trabalho. Todas as casas contam também com acesso liberado à internet.

As aulas de informática são oferecidas pela Rede de Desenvolvimento Humano – Redeh, em parceria com Intel e Cisco. A Sequoia Foundation é responsável pelo curso de inglês English Works, com aulas presenciais e a distância. Já a Casa Poema, da atriz Elisa Lucinda, leva o projeto Versos de Liberdade para fortalecer orelacionamento dos jovens através da poesia.

Os alunos ainda podem participar de oficinas de produção de audiovisual e cineclubismo, promovidas pela Cidadela. O curso estimula a interação com a realidade e cultura dos jovens, com a produção de curtas nas próprias comunidades.

Os espaços foram preparados para receber os alunos com móveis, computadores, internet, e outros equipamentos. As salas estão localizadas em espaços cedidos pela Pastoral da Criança, secretarias de Estado e associações de moradores. O projeto contempla ainda três unidades do Novo Degase, atingindo os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

A iniciativa é financiada com recursos oriundos de acordo entre a Cedae e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), em ação trabalhista ajuizada pela instituição contra a companhia. Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões no projeto.

Serviço

Evento: #VemProFuturoAgora

Quando? 05 de outubro de 2016 (quarta-feira)

Onde? Teatro João Caetano – Praça Tiradentes s/nº – Centro

Que horas? 14h30

Facebook: https://www.facebook.com/events/162538757529213/

 

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo