Alunos organizaram boas-vindas aos novos estudantes de Eletrotécnica

DSCN3125

 

Com o objetivo de cultivar um ambiente acadêmico de parceria e união, os alunos do curso técnico em Eletrotécnica do Ciep 493 Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa, organizaram um evento de boas-vindas aos novos estudantes, nesta sexta-feira (17/02).  A iniciativa de integração foi dos próprios alunos e marcou o primeiro ano de funcionamento do curso, que é uma parceria entre o RioSolidario, Grupo PSA, Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e Senai-RJ.

Os novos alunos do Ensino Médio com educação integral tiveram uma programação bem diversificada: palestras, exposições e orientações sobre o projeto didático do curso. Tudo sob a responsabilidade dos estudantes da segunda fase do curso.

Segundo a coordenadora-geral do projeto do  RioSolidario, Aline Bietes, a iniciativa dos estudantes é uma demonstração de que os jovens acreditam e valorizam o projeto:

– É importante, pois mostra que os alunos estão investindo. O curso está sendo importante para os jovens, tanto que o número de matrículas para este ano superou muito as nossas expectativas – enfatizou Aline.

De acordo com o coordenador do Projeto do RioSolidario, André Carvalho, a integração já é uma marca do programa Dupla Escola desde sua concepção:

– O objetivo do evento foi estimular o entrosamento e integração das novas turmas de primeiro ano primeiro ano. O projeto do curso integral foi muito desafiador e satisfatório. Enquanto tivemos que montar e estruturar toda a escola, pudemos ver o projeto crescer e se tornar forte, sempre com o apoio de todos os envolvidos, visando o melhor para nossos alunos – destacou o coordenador.

Para a veterana Ester Fialho, que cursa o segundo ano, a atividade foi importante para motivar os novos estudantes:

– Fiquei muito feliz, porque já estivemos no lugar deles. A gente viu bastante interesse por parte dos novos alunos. Não é um curso fácil, mas vale a pena, pois quando a gente vê os resultados, a sensação é muito boa – pontuou a estudante.

Maria Eduarda, de 14 anos, ficou ainda mais motivada após o evento de integração. Segundo ela, o curso será um diferencial no currículo ao ingressar no mercado de trabalho:

– A integração foi ótima. O curso vai ajudar bastante no nosso futuro. O mercado de trabalho está cada vez mais difícil e ter um curso técnico é um grande passo para conseguirmos um emprego melhor. Eu acho que é uma realização imensa – garantiu a mais nova aluna.

Já o instrutor do SENAI Barra Mansa e coordenador do curso, Moisés Ribeiro dos Santos, a iniciativa dos jovens já é resultado do trabalho realizado:

– A nossa intenção é que eles assumam o protagonismo desses projetos debruçados sobre os conteúdos que estamos passando – explicou o instrutor do SENAI Barra Mansa.

 

Sobre o programa

Divididos em duas turmas de 35 alunos, os jovens estudam em tempo integral as matérias regulares do Ensino Médio, oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), e também disciplinas do curso técnico de Eletrotécnica (teóricas e práticas), como Eletricidade, ministradas pelo Senai Rio. O RioSolidario é responsável pela gestão administrativa, financeira e aplicação dos recursos repassados pelo Grupo PSA.

Primeiro Dupla Escola do Sul Fluminense que oferece curso técnico, o CIEP 493 foi reformado e conta com laboratórios equipados especialmente para as aulas de Eletrotécnica. O programa atenderá 140 alunos, nos próximos dois anos, e terá investimento total de cerca de R$ 2,6 milhões.

 

Texto: Gabriela Hilário

Fotos: Divulgação Senai