Música, brincadeiras e comidas típicas marcaram as comemorações nas creches

festa junina 2015 185

As crianças dos três Espaços de Educação Infantil (Vila do João, Cidade de Deus e Batan) comemoraram o São João com muita alegria, músicas, dança, brincadeiras e comidas típicas. Cada aluno pode levar à festa um parente, reforçando a importância da participação da família no desenvolvimento infantil.

– As festas, que são realizadas todos os anos nas nossas creches, são mais uma oportunidade de trabalharmos com as crianças a cultura brasileira e suas celebrações populares – disse Ana Paula Salomão, coordenadora do projeto de Educação Infantil.

As crianças se divertiram nas barraquinhas de brincadeiras como pescaria e boca do palhaço, e não saíram de mãos vazias. Cada uma levou para a casa pelo menos duas prendas, que haviam sido doadas por meio de uma campanha do RioSolidario. Também não faltaram as músicas de São João e a tradicional quadrilha. Todos dançaram com muita animação.

Os pequenos e seus familiares puderam ainda se deliciar com as comidas típicas de festas juninas, como milho cozido, pipoca e bolo de fubá. Na unidade do Batan, alguns pais também venderam latinhas para conseguir mais recursos para a celebração deste ano.

– A presença de familiares integra ainda mais as famílias às nossas creches, o que é muito importante – ressaltou a coordenadora.

Localizadas nas comunidades pacificadas Vila do João, no Complexo da Maré, Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e Jardim Batan, em Realengo, as três creches são mantidas por uma parceria do RioSolidario e com a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj). O projeto atende a 663 pequenos cidadãos, garantindo o desenvolvimento infantil, interação e educação psicopedagógica a partir dos quatro meses.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Divulgação