Creche atende cerca de 200 alunos da comunidade  com educação gratuita de qualidade e em horário integral

_MG_1465

O Espaço de Educação Infantil do RioSolidario, na Vila do João, celebrou os 10 anos de funcionamento no Complexo da Maré, nesta terça-feira (03/04), com uma festa para as crianças, professores e funcionários da ONG.  Ao longo deste período, foram mais de  duas mil famílias beneficiadas. Os integrantes da creche também celebraram a entrega das obras realizadas pela empresa NHJ do Brasil, vizinha ao espaço educacional.

A data oficial que marca a inauguração da creche foi em 01/04, mas a festa foi realizada dois dias depois e contou com uma decoração bem colorida: o tema foi circo. Os alunos, todos com maquiagem de palhacinhos, se divertiram com um desfile dos coleguinhas, que simbolizava os envolvidos com a creche, e cantaram parabéns com um bolo produzido pelas próprias cozinheiras do espaço.

A ocasião também marcou o início da gestão da ex-coordenadora  pedagógica, Neide Fernandes, como diretora do Espaço de Educação Infantil. Há cinco anos na creche, a nova gestora  pontuou a contribuição da unidade educacional para a comunidade:

– São cerca de duas famílias atendidas em 10 anos de creche. O espaço é vital para a comunidade, para as mães, principalmente. São pessoas que realmente precisam de um lugar adequado para deixar os filhos, enquanto trabalham ou estudam. Aqui, as crianças são bem cuidadas, fazem todas as refeições, tudo é gratuito e nosso conteúdo pedagógico é de qualidade. Não deixa nada a desejar para as melhores creches privadas.  Nossa fila de espera aumenta a cada ano – enfatizou Neide.

A diretora também destacou a relevante contribuição da empresa NHJ do Brasil, vizinha da creche, na manutenção do espaço:

– A creche tem um grande padrinho que é o senhor Carlos, diretor -presidente da NHJ. Desde a inauguração, a empresa contribui de forma  voluntária com a manutenção do nosso espaço. Esse ano, passamos por grandes reparos proporcionados pela empresa, como compra  e manutenção dos aparelhos de ar condicionado, pintura e conserto do piso e reforma da quadra com aplicação de grama sintética. Está tudo lindo, como as crianças merecem – destacou a diretora.

A celebração teve homenagem às funcionárias mais antigas, que estão na creche desde a inauguração. Entre elas, Renata Nogueira, de 37 anos, começou como recreadora  e, hoje, é professora no espaço de educação:

– É uma grande satisfação estar há tanto tempo aqui. Eu faço o que gosto. A creche trabalha para formar cidadãos. A gente mostra um outro mundo para eles. Como estou desde o início, ainda encontro os primeiros alunos da creche. É muito bom acompanhar a evolução deles. Tem um grupo de quatro meninas, que já tem uns 14 anos, e ainda se reúne para brincar de bonecas – disse a professora, que tem um filho estudando na creche.

Daiana Kelly, de 25 anos, mãe do Thomaz, listou os motivos pelos quais o espaço é importante para a educação do filho e a estabilidade da família:

– A creche é ótima. Fico tranquila com o meu filho estudando aqui. Sei que ele se alimenta direitinho, aprende, faz amiguinhos. Também é importante para as mães trabalharem tranquilas. A gente sabe que eles estão sendo muito bem cuidados – pontuou.

Muito animada, a aluna Maria Eduarda, de 3 anos, foi uma das crianças que desfilou na apresentação. Vestida de bailarina, a pequena, após refletir sobre que mais gostava no espaço educacional, foi enfática:

– O que eu mais gosto na creche? A creche – e saiu correndo para se divertir com as outras crianças.

 

Sobre o Espaço de Educação Infantil

O Espaço de Educação Infantil na Vila do João atende cerca de 200 alunos com, aproximadamente, 50 profissionais.  O espaço funciona em horário integral oferecendo cinco refeições diárias preparadas por nutricionistas. A creche recebe crianças a partir dos 4 meses até os 4 anos. Com ensino de educação infantil nas modalidades creche e pré-escola, o local conta com oficinas recreativas (música, esporte, contação de histórias) e atividades extracurriculares como encontros com pais, oficinas, capacitação interna dos funcionários e visitas a espaços culturais.

A creche foi a primeira a ser construída em uma parceria entre o RioSolidario e a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj). As outras duas unidades são na Cidade de Deus, na Zona Oeste, e Jardim Batan, em Realengo.

 

Texto: Gabriela Hilário

Fotos: André Gomes de Melo