TV Globo – Bom Dia Rio

Entrevista: primeira-dama convida telespectadores a participar de ações que marcam Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – No 3º bloco do telejornal, o apresentador Vandrey Pereira destacou que hoje é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Somente na cidade do Rio, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas têm algum tipo de deficiência. Para lembrar as dificuldades e os desafios enfrentados diariamente por essas pessoas, foi programada para hoje a ação Rio Consciente. A repórter Larissa Schmidt entrevistou a primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim. Segue a íntegra da entrevista:

>> Larissa Schmidt: Estou com a primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta, presidente da ONG RioSolidario, que está preparando toda essa programação para as pessoas poderem sentir um pouco na pele as dificuldades, por exemplo, que um cadeirante enfrenta. Vai acontecer hoje na Praça XV, não é? Bom dia.

Maria Lucia Horta Jardim: Bom dia. Agradeço a oportunidade de falar um pouquinho do trabalho do RioSolidario. Hoje, na Praça XV, vamos estar com o Rio Consciente, um despertar para as pessoas – não só para as pessoas, mas para as instituições e os poderes públicos também – em relação à dificuldade que o deficiente encontra. Vai ser um circuito bem interessante. Convido a todos para irem lá sentir esse envolvimento.

>> Larissa Schmidt: É um circuito com obstáculos e as pessoas vão poder sentar em uma cadeira de rodas e sentir um pouco o que o cadeirante enfrenta diariamente, não é? São dificuldades enormes.

Maria Lucia Horta Jardim: São dificuldades enormes e acho que é uma oportunidade muito bacana porque, além de andar na cadeira de rodas, poderão ter os olhos vendados e passar realmente por todos os obstáculos.

>> Larissa Schmidt: Tem também exposição na Assembleia.

Maria Lucia Horta Jardim: A Assembleia vai estar fazendo uma exposição muito bonita com pintores de boca e de pés. Essa exposição está aberta hoje e convido todo mundo a assistir.

Bom Dia Rio