Sobre o projeto

Crédito: André Gomes de Melo
Implementado no Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, o Dupla Escola é uma parceria entre o RioSolidario, PSA Groupe, Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e Senai-RJ e integra o Programa Futuro Agora, do RioSolidario. Lançado em 2016, com 70 alunos, conta hoje com mais de 200 estudantes envolvidos, divididos entre os três anos do ensino médio.

Esta foi a primeira Dupla Escola do Sul Fluminense que oferece curso técnico. Os jovens estudam as matérias regulares do Ensino Médio, oferecidas pela Secretaria de Educação, e disciplinas do curso de Eletrotécnica (teóricas e práticas) ministradas pelo Senai.

Os alunos cumprem horário integral, de 7h às 17h, e a unidade possui dois laboratórios, um de Elétrica Predial e um de Elétrica Industrial. Os estudantes sairão preparados como técnicos em Elétrica em Geral, Manutenção, Instalação em casas ou indústrias.

Um dos principais benefícios de uma escola que oferta Ensino Médio e um Curso Técnico neste modelo é contribuir para a formação de mão de obra e encaminhamento ao mercado de trabalho local, especialmente em uma região como o Sul Fluminense, que conta com grandes empresas. Encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho já aparece como principal objetivo da maior parte dos estudantes.

– Já estudava no Ciep e me interessei pelo curso por melhorar o meu currículo e me trazer melhores oportunidades de emprego – destaca a aluna Jennifer da Fonseca, de 17 anos.

Levantamentos elaborados pelo RioSolidario demonstram que a média geral de notas das turmas do Dupla Escola é um pouco acima da média geral das classes do ensino regular do Ciep.

Não por acaso, os estudantes têm se destacado em diversos eventos. Em 2017, os representantes do Dupla Escola no Prêmio Construindo a Nação ficaram em 4º lugar, entre 519 unidades participantes. Também houve participações no projeto Parlamento Juvenil, no concurso Land Rover 4×4 e no Prêmio Shell de Educação Científica, além de alunos com menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

+ de 250 estudantes

BENEFICIADOS

26 alunos aprovados

NO ENEM 2018 PARA UNIVERSIDADES PÚBLICAS OU COM BOLSAS DE ESTUDOS EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS