Creches do RioSolidario fizeram festas para quase 600 crianças com o tema do livro de Monteiro Lobato

FullSizeRender (7)

Os pequeninos dos Espaços de Educação Infantil do RioSolidario tiveram uma semana especial para comemorar o dia das crianças. As unidades da Vila do João, Batan e Cidade de Deus organizaram festas com o tema Sítio do Pica Pau Amarelo para quase 600 crianças. Não faltaram Emílias, Sacis e Viscondes de Sabugosa na comemoração.

Na unidade da Vila do João, no Complexo da Maré, as crianças começaram a semana com um baile só com músicas infantis e muita dança. Além dos brinquedos dados pelo RioSolidario, voluntários também doaram lembranças para a criançada. O ponto alto da festa, que aconteceu na última quarta-feira (10/10), foram as fantasias dos personagens da história de Monteiro Lobato.

– As crianças ficaram muito encantadas de poderem se vestir de Emília, Visconde e Saci. Muitos pais contaram para a gente que foi difícil de dar banho nas crianças porque eles não queria tirar a roupinha que foi feita especialmente para esse dia. A gente está sendo tentando proporcionar uma vida colorida para eles e ficamos muitos felizes com o sucesso da festa – diz a coordenadora da creche da Vila do João, Sônia Garofalo.

Já na terça-feira (09/10), a festa rolou na unidade da Cidade de Deus, na Zona Oeste. Os funcionários da creche fizeram uma vaquinha para alugar piscina de bolinhas, pula pula, e tobogan inflável para a comemoração. Além disso, os professores se vestiram como os personagens e fizeram teatro de fantoche com a história do sítio da Dona Benta.

– Essa data que muita gente diz que é comercial, na verdade, é muito importante para promover a interação entre as crianças, além de levar esse estímulo para casa. Esse é um momento mágico, assim como o Natal, e precisa ser valorizado tanto na escola quanto pela família – afirmou a diretora da creche da Cidade de Deus, Martha Menezes.

Assim como nas outras unidades, no Espaço de Educação Infantil do Batan, também na Zona Oeste, as crianças fizeram um piquenique com direito a batata frita, cachorro quente, pizza, algodão doce, salgadinhos, bolo, doces e sucos. Lá, a festa aconteceu nesta quinta-feira (11/10).

– Foi maravilhoso ver o rostinho das crianças durante as festas. Eles gostaram tanto que nem quiseram dormir na hora da soneca. Nós do RioSolidario ficamos muito realizados com a felicidade deles. Foram dois meses de trabalho duro para concretizar esse dia especial – diz Márcia Jacoud, coordenadora dos espaços.

Conheça as creches

O RioSolidario mantém três creches que garantem desenvolvimento infantil, interação e educação psicopedagógica a crianças a partir dos 4 meses de idade. Localizadas nas comunidades da Vila do João, no Complexo da Maré, Cidade de Deus e Jardim Batan, em Realengo, os Espaços de Educação Infantil funcionam em horário integral, das 7h às 17h, com ensino nas modalidades creche e pré-escola. Elas possibilitam também que pais e mães possam sair para trabalhar sem que os filhos não tenham onde passar o dia.

 

Texto: Suzane Lima