A presidente de honra do RioSolidario, Helena Witzel, e a diretora executiva Juliana Dias acompanharam a ação no Batan (Crédito: Nelson Perez)

A presidente de honra do RioSolidario, Helena Witzel, e a diretora executiva Juliana Dias acompanharam a ação no Batan (Crédito: Nelson Perez)

O Espaço de Educação Infantil Batan recebeu nesta terça-feira (12) o lançamento da ação Dentinho Solidário. Os dentistas voluntários Flávia Pelajo e Giancarlo Sales aplicaram flúor nas crianças e orientaram as professoras e recreadoras sobre a importância dos cuidados com a saúde oral dos pequenos. Nossa presidente de honra Helena Witzel esteve presente e interagiu com as crianças durante a ação, resultado de uma parceria com a Colgate.

WhatsApp Image 2019-11-21 at 09.45.59

Orientações para a escovação dos dentes levadas à creche em material da Colgate (Crédito: arquivo RioSolidario)

“A saúde bucal é importante em todas as fases da vida, mas crucial na primeira infância, quando se criam os hábitos saudáveis e uma educação odontológica. O envolvimento da equipe das creches é fundamental, pois ela acompanha as crianças nessa tarefa várias vezes ao dia”, afirma a dentista Flávia Pelajo.

Trabalho rendendo frutos

A equipe da creche pode se orgulhar pelo que os profissionais viram das crianças: a presença de cáries foi verificada cerca de 10% das crianças atendidas, muito devido ao bom cardápio feito por nutricionistas e os hábitos de higiene oral estimulados pela equipe pedagógica. As crianças também levaram para casa um kit para manter os cuidados.

“Como mãe, reconheço a importância dos cuidados com a saúde oral desde a primeira infância e a equipe das creches do RioSolidario tem essa atenção com as mais de 600 crianças beneficiadas pelo programa Construindo o Amanhã”, reconhece a primeira-dama Helena Witzel.

A nutricionista da creche, Daniele Machado, conta que a retirada do açúcar do cardápio contribui sensivelmente para os resultados positivos verificados na saúde bucal das crianças.

“A alimentação na primeira infância é a base do que a criança vai levar para o resto da vida. O que ela aprende hoje vai dar continuidade. É assim que formamos os hábitos alimentares das crianças. Elaboramos um cardápio balanceado, que atende a todas as necessidades dessa faixa etária, no qual ensinamos que a ingestão do açúcar não é um hábito saudável. Dessa forma, ajudamos na saúde bucal, evitando a aparição de cáries”, afirma a nutricionista Daniele Machado.

Esta foi a primeira etapa de realização da ação. A prevenção, as orientações e os cuidados com a saúde bucal dos pequenos continua no primeiro trimestre de 2020, com visitas às demais creches.