Como parte das comemorações da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, o RioSolidario levará meninos e meninas de 5 anos para uma experiência no Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Trinta crianças, da Escola Municipal Julia Kubitschek, visitarão o espaço nesta sexta-feira (25/09), às 11 horas. A primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, acompanhará o passeio.

Além aprenderem sobre meio ambiente e jardinagem, os pequenos conversarão com os deficientes visuais que trabalham como monitores do espaço. Após a visita, a coordenação socioambiental do Jardim Botânico continuará a realizar atividades na escola, promovendo ações de educação ambiental e implantando uma horta orgânica.

Desde junho, o Jardim Sensorial é patrocinado pelo Instituto Masan, parceiro do RioSolidario. A iniciativa busca, principalmente, capacitar jovens para a realização de atividades de jardinagem e sensibilizar pessoas para a deficiência visual.

O espaço oferece um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, colocadas ali especialmente para aguçarem os sentidos, principalmente o tato e o olfato. A equipe do Jardim Sensorial é composta por oito monitores, sendo três cegos e um com baixa visão, e uma técnica educacional preparada para receber visitantes com deficiência. Em uma das principais atividades, o visitante é guiado com olhos vendados.

SERVIÇO:

Visita ao Jardim Sensorial

Data: 25/09 (sexta-feira)

Horário: 11 horas

Local: Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico.