A iniciativa, promovida pelo Comunidade em Ação, em parceria com Sistema Fecomércio RJ,  reúne atividades para os pequenos e oficinas para adolescentes e adultos

IMG_1634

Começou, nesta segunda-feira (25/01), a Colônia de Férias do Sesc Rio, no Morro São João, no Engenho Novo. Ao todo, 60 crianças de 6 a 12 anos participam, até a próxima sexta-feira (29/01), de atividades esportivas, brincadeiras e escovação de dentes.  Ao mesmo tempo, 30 jovens e adultos fazem aulas de jardinagem e teatro.

A iniciativa, organizada pelo programa Comunidade em Ação, é uma parceria entre o Governo do Estado, o RioSolidario e o Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc Rio e do Senac RJ. As atividades acontecem no CIEP 205 – Frei Agostinho Fíncias, das 14 às 18h.

Moradora da comunidade, Joana de Souza inscreveu três dos quatro filhos na ação. Hiury, de 9 anos, Cauã, de 8 anos, e João Pedro, de 6 anos, estavam ansiosos para o início da programação.

– Estávamos precisando de algo para as crianças aqui na comunidade. Tirando a escola, elas não têm o que fazer. É uma pena que meu filho menor ainda não possa participar – disse Joana.

Outra moradora, Juliana Gonçalves soube da iniciativa por meio dos cartazes espalhados pela comunidade. Ela colocou o filho Davi, de 9 anos, na Colônia de Férias, e também aproveitou para participar da oficina de jardinagem, enquanto espera o pequeno.

– Enquanto meu filho se diverte, vou fazer o curso de jardinagem. Sempre gostei de mexer com terra e com plantas. A comunidade precisa de atividades como essas. A partir de agora, acredito que mais gente vá querer participar do Comunidade em Ação. Em fevereiro, começo meu curso de customização – agradeceu Juliana.

Na sexta-feira (29/01), encerrando as atividades, haverá a apresentação de uma peça pelos alunos da oficina de teatro e a inauguração do jardim, que será montado pelos participantes do curso de jardinagem.

Corte de cabelo

Na quarta-feira (27/01), os alunos da Carreta Escola de Beleza, unidade móvel do Senac RJ que está na Comunidade de Manguinhos oferecendo cursos de cabeleireiro, maquiagem, barbeiro, manicure e design de sobrancelha, estarão no CIEP 205 – Frei Agostinho Fíncias. Acompanhados por instrutores, os aprendizes cortarão gratuitamente o cabelo de moradores do Morro São João e arredores. Serão atendidas pessoas a partir dos 12 anos. No entanto, os jovens entre 12 e 15 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Bruno Itan