Dentistas da Clínica da Família da região explicaram a importância da escovação correta dos dentes. Alunos também foram vacinados contra gripe

Avaliação_VJ

Dentistas da Clínica da Família estiveram no Espaço de Educação Infantil da Vila do João para realizar a avaliação odontológica da criançada. O objetivo é identificar doenças e problemas na formação da arcada, além de incentivar escovação correta dos dentes, mesmo para aquelas crianças que ainda não tem a dentição de leite completa.

Diretora da creche da Vila do João, Valéria Paiva falou sobre a importância da ação para as crianças atendidas:

– A saúde das nossas crianças é uma preocupação constante, por isso, sempre que possível, fazemos essas e outras ações com a Clínica da Família da nossa região. A vinda dos dentistas aqui também ajuda a conscientizar as famílias sobre a importância de uma boa higiene bucal.

Segundo a cirurgiã-dentista, Daniele Sodré, além da questão estética, os dentes de leite são importantes para a fonação e para a mastigação, e ainda para manterem os espaços para a dentição definitiva.

– Viemos para detectar possíveis anomalias e doenças. Muita gente não sabe, mas é preciso fazer a higiene bucal corretamente, mesmo que a criança ainda não tenha dente. Neste caso, usamos uma gaze. Se os pais começarem a fazer a limpeza agora, as chances das crianças terem problemas no futuro são reduzidas. Se uma criança que tem cáries cedo, a chance de ter o mesmo problema no futuro é maior – ponderou Daniele.

Durante o exame realizado em cada um dos pequenos, a dentista também explicou para as professoras a escovação correta dos dentes e como fazer a higienização em crianças que ainda não tiveram a formação da arcada iniciada.

– Orientamos às professoras para que elas passem as nossas dicas adiante. É muito importante que elas conversem com os familiares das crianças. Depois da nossa avaliação aqui, para as crianças que apresentam doenças ou algum outro problema, indicamos que os pais compareçam à Clínica da Família, que fica bem próxima à creche. Felizmente, a creche está de parabéns, pois encontramos poucos problemas – disse Daniele.

Vacina contra a gripe

Na véspera, os alunos da Vila do João, que ainda não tinham sido vacinados, receberam na creche a dose contra a gripe. Funcionários que estão dentro dos grupos de risco também participaram da vacinação.

A mobilização nacional tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.

As vacinas aplicadas protegem as pessoas contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A, causador da H1N1.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Gabriela Murno