Treinamentos, recreação e palestras marcaram o período nos três Espaços de Educação Infantil

treinamento creche 02

Apesar do recesso escolar do mês de julho, os três Espaços de Educação Infantil (Vila do João, Cidade de Deus e Batan) não pararam as suas atividades. O RioSolidario aproveitou o período e realizou uma série de ações para qualificar ainda mais quem trabalha nas creches e continuar a atender crianças e familiares.

Em uma parceria firmada com a Secretaria municipal de Educação do Rio de Janeiro, as equipes das creches puderam participar da VI Jornada Pedagógica da Educação Infantil – 2015, que aconteceu de 20 a 23 de julho. As unidades levaram diretoria, coordenação pedagógica e professores para atividades na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da área em que cada creche é localizada.

Nos treinamentos e oficinas, foram abordados diferentes temas, como o pedagógico de tudo e de todos para ser educação infantil; o pedagógico e o lúdico; o pedagógico na diversidade; o pedagógico na constituição dos sujeitos; o pedagógico para ser brincante; o pedagógico na construção de nossa história e o pedagógico de tudo e de todos pelos olhos da criança.

O RioSolidario também ofereceu palestras, em parceria com a empresa de nutrição que presta serviço para as creches, com temas variados. Entre os assuntos estavam alimentação saudável, a importância do bom relacionamento entre os funcionários, e normas e procedimentos de utilização do refeitório.

Em outra ação, o Conselho Tutelar foi até a unidade do Batan para falar sobre situações de maus-tratos e sinais que devem ter a atenção dos profissionais de educação.

As crianças e famílias também não ficaram de fora das atividades. A creche da Cidade de Deus recebeu a equipe da Farmanguinhos, laboratório farmacêutico da Fiocruz, que realizou recreação com as crianças, com o foco na educação para a saúde. Já na unidade da Vila do João, a equipe do Posto de Saúde da Maré conversou com as famílias das crianças atendidas sobre cuidados, ações preventivas e a importância da vacinação.

– Essas parcerias são uma forma de aproveitarmos o período de recesso para qualificar a gestão das creches e continuar a realizar atividades com as crianças e suas famílias. Manter essa aproximação é muito importante. Pudemos ainda aproveitar a expertise em educação da prefeitura – ressaltou Ana Paula Salomão, coordenadora do projeto de Educação Infantil.

Localizadas nas comunidades pacificadas Vila do João, no Complexo da Maré, Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e Jardim Batan, em Realengo, as três creches são mantidas por uma parceria do RioSolidario e com a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj). O projeto atende a 663 pequenos cidadãos, garantindo o desenvolvimento infantil, interação e educação psicopedagógica a partir dos quatro meses.

Texto: Gabriela Murno