Atividade foi para fortalecer o vínculo entre os responsáveis, as crianças e a equipe das creches

Batan 1 (3)

 

O Espaço de Educação Infantil do RioSolidario, na Cidade de Deus, realizou, nesta quinta-feira (06/09), a Festa da Família. O encontro garantiu uma manhã agradável e animada para os responsáveis pelas crianças, os alunos e a equipe da creche, que  realizaram, juntos, várias atividades. As unidades do Batan e Vila do João também organizaram suas festividades para as famílias.

O objetivo da comemoração em todas as três creches do RioSolidario é fortalecer o vínculo entre a creche e a família dos alunos. No total, cerca de 600 crianças estudam em período integral nas unidades.

Na Cidade de Deus, as professoras falaram sobre a rotina das crianças e apresentaram uma exposição de fotos com as atividades diárias dos alunos.  Em uma ação junto com as crianças, os responsáveis tiveram que montar um quebra-cabeça com a foto do aluno, que, depois, receberam como presente.

Segundo a diretora do Espaço de Educação Infantil, Martha Menezes, a festividade é uma oportunidade de mostrar aos responsáveis um pouco de como funciona a creche e incentivar, ainda mais, a aproximação com a equipe:

– É uma atividade muito importante e esperada por todos nós e pelos familiares. O nosso  trabalho é baseado na confiança que o responsável tem em deixar, durante uma grande parte do dia, seu filho sob os nossos cuidados, sabendo que ele terá um espaço apropriado para recebe-lo, uma alimentação de qualidade, profissionais capacitados, mas, acima de tudo, um carinho e cuidado com seu desenvolvimento – destacou a diretora.

Débora Matheus, mãe do pequeno Caique, de 2 anos, aproveitou a comemoração ao lado do filho:

– Eu amei. Foi ótimo. É um momento importante para conhecermos um pouco do dia a dia dos nossos filhos na creche: como é a função deles aqui, a rotina. Gostei, pois foi uma forma diferente de estar com meu filho. Em casa, a rotina é uma. Aqui,  é outra – pontou Débora.

Para Carlos Alvares, um dos coordenadores das  creches do RioSolidario, o encontro é uma oportunidade de fazer com o que os pais participem mais da rotina educacional das crianças:

– Nossa preocupação é sempre prover um local agradável e com boa educação para as crianças. Realizando a festa da família conseguimos mostrar para os pais um pouco da rotina diária dos funcionários e o cuidado que a instituição tem com seus filhos. Os pais participam junto com as crianças das atividades educativas e colaboram para que o dia seja ainda mais agradável, de muito aprendizado e participativo – pontuou.

Na Vila do João, o encontro foi realizado no dia 31 de agosto e lotou a creche. Os responsáveis também realizaram várias oficinas com as crianças, entre elas, o plantio de mudas, a reutilização de itens reciclados e a confecção de brinquedos de sucatas.  Lá, o encontro foi encerrado com um almoço preparado pela equipe do Espaço de Educação do RioSolidario.

– Nós acreditamos que  a família é o alicerce que dá sentido a vida,  permitindo aos seres humanos experimentar a verdadeira felicidade  nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia. Por isso, incentivamos a criança no cultivo desses valores atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje, constituídas – destacou a diretora, Neide Fernandes.

No Batan, a festa foi realizada no dia 24 de agosto. A creche foi toda decorada para receber os responsáveis pelas crianças, que participaram de atividades com os pequenos. Entre as oficinas elaboradas pela equipe, teve a confecção de porta-trecos a partir de produtos reciclados. Os convidados também participaram de  brincadeiras junto com as crianças, que serviram para fortalecer o vínculo entre a família dentro do ambiente escolar.

Fotos: Divulgação