Em parceria entre RIOSOLIDARIO e Loterj, unidade recebeu pintura, móveis e decoração temática

O RIOSOLIDARIO, em parceria com a Loterj, entregou nesta segunda-feira (09/02) as obras de reforma da creche Cruzada pela Infância do Leme, em Copacabana. Com os investimentos, a antiga casa se transformou em um ambiente reestruturado, com mais conforto e visual descontraído. A creche recebeu pintura nas salas e na fachada, revestimentos nas paredes, tetos e pisos, e teve toda a parte elétrica, hidráulica e sanitária renovada.

– Com a parceria da Loterj foi possível realizar este sonho, que não era só da Dona Arlita (diretora da creche), virou meu, do Pezão e de todas as crianças. Graças à ajuda de nossos parceiros, hoje podemos entregar uma creche diferente para as crianças que conseguem encontrar aqui tantas oportunidades de aprendizado – afirmou a primeira-dama e presidente do RIOSOLIDARIO, Maria Lucia Horta Jardim, durante a cerimônia de inauguração.

Recepcionado por um teatrinho feito pelas crianças, o governador Luiz Fernando Pezão visitou as instalações da creche e elogiou o trabalho desenvolvido na unidade.

– Dona Arlita (diretora da creche) dá uma demonstração de solidariedade para todos nós e mostra que temos que estar abertos a tudo que se passa no estado. É gratificante apoiar trabalhos como este, nos quais há uma dedicação enorme – falou Pezão.

Como parte da reforma, os móveis foram recuperados e os cômodos passaram por processo de impermeabilização. Além disso, a equipe de humanização da Secretaria de Estado de Saúde ficou responsável pela decoração temática da casa. Desde a recepção até as salas, as paredes receberam cores e instalações que lembram um castelo.

Fundada em 1938, a instituição nasceu como um internato. Atualmente, a creche atende 60 crianças do berçário ao maternal, com idades entre 1 e 4 anos, e conta com assistência pedagógica, planejamento nutricional, serviço social e atividades recreativas.

– Eu estou muito feliz em realizar um sonho que não era só meu. Era um sonho também da minha mãe, do Santiago (marido) e dos meus filhos porque eu sempre quis ver a creche cada dia mais linda, mas não tínhamos recursos para fazer tudo isso – disse Arlita Andrade, responsável pela casa.

A reforma faz parte do programa de doações do RIOSOLIDARIO. A obra contou com o investimento de R$ 246.618,60, concedidos pela Loterj. A creche recebeu ainda 15 novos berços com colchões, travesseiros e lençóis, e doações de mochilas e brinquedos para as crianças.