Iniciativa integra a campanha de natal do RioSolidario e alegrou os jovens atendidos em abrigo de Niterói

 

_MG_5751

Com o carrinho novo em mãos, Ruan, de 19 anos, exibia o presente de natal para todos os meninos e meninas abrigados no Centro de Integração da Criança e do Adolescente com Deficiência Professor Almir Madeira, em Niterói. Os presentes, entregues nesta segunda-feira (18/12), foram doados pelo Consulado Geral da República Federal da Alemanha na campanha de natal coordenada pelo RioSolidario.

O abrigo Professor Almir Madeira atende crianças e adolescentes com múltiplas deficiências e em situação de vulnerabilidade social, e que são encaminhadas pela Justiça como medida de proteção, até que as famílias se organizem para poderem recebê-las. O espaço é administrado pelo Governo do Estado.

O Consulado da Alemanha apadrinhou os 25 meninos e meninas do abrigo, que fizeram uma lista com os presentes que gostariam de ganhar.

A diretora do RioSolidario, Liliana Pinelli,  pontuou a importância das parcerias para o apoio aos projetos sociais:

– Ficamos muito felizes com a adesão do Consulado da Alemanha à nossa campanha de natal. E o primordial é que alguns integrantes fizeram questão de participar da entrega dos presentes. Selecionamos o abrigo, pois, geralmente, os espaços para pessoas com deficiência ou idosos não são os mais procurados para ações sociais de voluntários ou doadores – destacou.

A visita contou com a participação de funcionários da Subsecretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado. Rayanne Azevedo, que trabalha no setor de Assuntos Políticos, Imprensa e Relações Públicas do Consulado, foi uma das integrantes que participou da entrega das doações e visitou todas as instalações do espaço e o trabalho desenvolvido:

– O objetivo foi levar carinho e atenção para esses meninos e meninas, ter essa troca é muito importante. Nada que os colegas alemães não estariam fazendo, pois eles são muito engajados. É uma característica muito marcante. Foi muito bom saber que eles estão bem cuidados aqui – elogiou.

Segundo a diretora do espaço Professor Almir Madeira, Maria Angélica Peixoto, o principal benefício da visita é a interação com as crianças:

– A gente não só agradece, mas fica feliz com essa interação. Essa interlocução fora dos muros do abrigo é importantíssima para as crianças e contribui para o trabalho que realizamos – destacou.

 

Texto: Gabriela Hilário

Fotógrafo: André Gomes de Melo