Conselheiros acompanharam resultados dos projetos e planos para o próximo ano

conselho 04

O Conselho do RioSolidario se reuniu, na sexta-feira (04/12), para a apresentação do balanço de 2015. Durante o encontro, a presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, e a diretora Liliana Pinelli mostraram os resultados dos principais projetos desenvolvidos pela instituição ao longo do ano. Os conselheiros aproveitaram a oportunidade para sugerir iniciativas e traçar novas metas para 2016.

– O encontro com os conselheiros é um momento importante para a troca de ideias, saber o que está funcionando, o que não está e pensarmos juntos como podemos fazer para dar certo. Conseguimos avançar muito nas ações e, com certeza, vamos ter ainda mais resultados positivos no próximo ano – afirmou Maria Lucia.

Entre as parcerias conquistadas em 2015, estão a distribuição de cestas de alimentos da Ceasa e o curso de Cuidador de Furnas, ambos oferecidos às famílias atendidas pelas creches (Batan, Cidade de Deus e Vila do João). Outro programa que teve destaque pelas parcerias foi o Banco de Jovens. Neste ano, dez novas instituições aderiram ou ampliaram o apoio ao projeto com vagas para Jovem Aprendiz e cursos de qualificação.

– Nossos desafios agora são buscar novos parceiros e melhorar cada vez mais a qualificação desses jovens para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho. Também queremos aumentar o número de pessoas com deficiência cadastradas no nosso banco – garantiu Liliana Pinelli.

Segundo a diretora, para 2016, a expectativa é também ampliar a atuação da instituição em áreas carentes com investimentos em programas como o Comunidade em Ação, que atualmente funciona com uma unidade no Morro São João. Já como parte do programa Autonomia Sim, o RioSolidario também espera mobilizar mais municípios para participarem da construção do Mapa da Pessoa com Deficiência.

O Conselho do RioSolidario é composto por Clovis Macedo, formado em Ciências Econômicas; Isis Penido, formada em direito e psicóloga social; Ruth Jurberg, coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Estado do Rio de Janeiro; Thereza Lobo, socióloga; e Sergio Poubel, assessor Especial da Secretaria de Estado de Governo. Os suplentes são, respectivamente, Márcia Dabul, Regina Valle, Vania Maria Maciel, Karin Pey e Luis Carlos Ribeiro.

Texto: Fabiane Moreira

Fotos: Bruno Itan