Atuar em conformidade com leis, padrões éticos, regulamentos e de mãos dadas com a transparência. Assim, o RioSolidario acredita estar cumprindo, de fato, o seu papel social. Para certificar de que propósito e compromisso estão sendo colocados em prática, um programa de Compliance com a função de ser um guia do comportamento da força de trabalho e de parceiros está sendo implementado desde 2019 na instituição.

A busca é por uma melhoria contínua para os envolvidos (colaboradores, fornecedores, doadores e beneficiados) e por ofertar instrumentos que legitime a seriedade do RioSolidario. O Compliance cria e acompanha procedimentos que contribuem para a integridade e a imagem reputacional de uma marca perante à sociedade. Ele regulamenta ainda, junto com a direção, as condutas de colaboradores e terceiros visando a ética e equidade de todos.

No RioSolidario, está sendo conduzido em parceria com a empresa de consultoria BUREAU COMPLIANCE. “A BUREAU tem contribuído muito para essa grande conquista da atual gestão, um programa de Compliance que auxilia, norteia e garante a atuação dos envolvidos com base na ética e transparência. É importante para os colaboradores e parceiros o real entendimento dos valores da instituição para seguirmos com condutas alinhadas em prol de quem tanto precisa”, ressalta a diretora executiva do RioSolidario, Juliana Dias.

Para Alexandre Fragoso, CEO da BUREAU, a implementação de um programa de Compliance é sinônimo de integridade na conduta. “Uma escolha que propicia caminhar rumo a uma nova forma de fazer serviço social no Brasil, com ações de controle que prezam a transparência e responsabilidade na prestação de contas para a sociedade”, aponta.

Compliance na prática

O RioSolidario ganha um conjunto de instrumentos e mecanismos de gestão baseados na ética, integridade e legalidade. Implantados dentro da organização, através de sua recém-criada Gestão de Compliance com a profissional Marcella Cunha à frente, auxiliam no objetivo de mitigar os riscos da atividade empresarial, os acordos com novos parceiros e a associação com outras marcas.

De acordo com a BUREAU COMPLIANCE, a sustentação de um programa de Compliance é realizada por meio de pilares que visam dar robustez e efetividade, dentre eles o apoio e comprometimento da Alta Direção, processo de avaliação e identificação de riscos, procedimentos e controle, auditoria interna e melhoria contínua.