Presidente do RioSolidario participou do último dia da iniciativa, uma parceria da ONG com o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ

Colônia de Férias

A Colônia de Férias do Sesc Rio levou muita alegria ao Morro São João, no Engenho Novo. Ao todo, 60 crianças, de 6 a 12 anos, participaram de diversas atividades esportivas, brincadeiras, oficinas de hip hop e escovação de dentes. Ao mesmo tempo, 30 jovens e adultos fizeram aulas de teatro e jardinagem.

A iniciativa, organizada pelo Comunidade em Ação, é uma parceria entre Governo do Estado, RioSolidario e o Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc Rio e do Senac RJ. As atividades foram realizadas de 25 a 29/01, no CIEP 205 – Frei Agostinho Fíncias.

A primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, participou, nesta sexta-feira (29/01), do último dia da colônia de férias. Ela acompanhou algumas atividades esportivas e brincadeiras dos pequenos, assistiu a apresentações de teatro e hip hop e ainda inaugurou o jardim criado pelos alunos de uma das oficinas.

– Esta foi uma semana de muita alegria para o Comunidade em Ação. Nossa Colônia de Férias foi um sucesso! Fiquei encantada de ver as crianças praticando esportes, dançando, aprendendo e se divertindo. Os jovens e adultos também participaram das oficinas de teatro e jardinagem – disse Maria Lucia.

Ela também agradeceu as parcerias para a realização das atividades:

– Queria agradecer ao Sesc Rio e ao Senac RJ por nos ajudarem a levar para o São João dias de cidadania, alegria e capacitação – ressaltou a presidente do RioSolidario.

A jovem Crislahne Floriano, de 16 anos, foi uma das aulas da oficina de teatro. Ela adorou a atividade e destacou a importância da colônia de férias para a comunidade.

– Já gostava de teatro e aproveitei a oportunidade. No futuro, pode me trazer uma oportunidade de trabalho. A colônia de férias é uma forma de colocar todas as crianças dentro do CIEP para aprenderem e praticarem esportes – disse a jovem.

O pequeno Hiury Floriano, de 11 anos, era um dos mais empolgados durante a apresentação de hip hop.

– Aprendemos muitas coisas nas oficinas, como a de hip hop. Acho que a colônia de férias deveria voltar mais vezes, para aprendermos ainda mais – falou Hiury.

Corte de cabelo

Nesta quarta-feira (27/01), os alunos da Carreta Escola de Beleza, unidade móvel do Senac RJ que está na Comunidade de Manguinhos oferecendo cursos de cabeleireiro, maquiagem, barbeiro, manicure e design de sobrancelha, estiveram no CIEP 205 – Frei Agostinho Fíncias.

Acompanhados por instrutores, os aprendizes cortaram gratuitamente o cabelo de moradores da comunidade e arredores.

A jovem Isabelle dos Anjos, de 18 anos, foi ao Comunidade em Ação fazer a inscrição em um dos cursos oferecidos e aproveitou a oportunidade para mudar o visual.

Sobre o Comunidade em Ação

Projeto social do Governo do Estado, o Comunidade em Ação é um espaço multifuncional, que oferece oficinas de capacitação profissional, informática, além de atendimentos social e jurídico para toda a população. A iniciativa é fruto do trabalho da Comissão Executiva de Monitoramento e Avaliação da Política de Pacificação (CEMAPP).

O Morro São João, no Engenho Novo, foi o escolhido para receber a primeira unidade do programa, em um espaço no CIEP Frei Agostinho Fíncias. O local foi reformado por meio de uma parceria do RioSolidario com a Loterj. A ONG é a responsável pela administração do espaço, que conta com três salas (Cidadania, Oportunidades e Casa Futuro Agora).

Leia Mais

Crianças e jovens participam da colônia de férias no Morro São João

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Bruno Itan