A internet pode ser aliada ou vilã, na busca por novas oportunidades de trabalho

Comunidade_em_Ação

As mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, podem ser muito úteis na hora de expandir a rede de contatos e até conquistar uma nova oportunidade de estágio ou emprego, pois muitas empresas estão de olho no que os candidatos – e até seus funcionários – fazem na internet. No entanto, é preciso muito cuidado ao usar a rede. Todos, mas principalmente os jovens, precisam evitar a exposição desnecessária.

– Muitas empresas olham ferramentas como Facebook, antes e depois da contratação. É preciso tomar cuidado na hora de criar o endereço de e-mail, evitando, por exemplo, apelidos – ressalta Márcia Jacoud, assistente social do programa Futuro Agora.

Pensando nisso, o CIEE Rio elaborou uma série de dicas para quem quer “mandar bem” nas redes sociais, não só para falar com os amigos, mas também para ingressar ou conquistar uma nova vaga no mercado de trabalho.

A primeira delas é buscar amizades online com pessoas que tenham muitos contatos e que sejam interessantes profissionalmente. Entretanto, também é importante ter cuidado para não sair por aí convidando todo mundo que conhece ou é apenas amigo de amigo. A escolha bem feita dos contatos é essencial.

Mostrar ações que realizou e obteve sucesso e resultados de projetos ou titulações alcançadas podem agregar pontos ao currículo. Porém, cuidado com a autopromoção exagerada, pois pode parecer arrogância. Outra recomendação é marcar pessoas que estavam envolvidas no trabalho bem sucedido – com autorização prévia, claro. Afinal, a marcação aumenta a visibilidade dos posts e fotos.

Uma outra dica muito importante é: lembre-se sempre que todos estão sujeitos a avaliações, principalmente nas mídias sociais. Por isso, evite posts irrelevantes e que envolvam discussões de temas polêmicos como política e religião, entre outros. Cada vez mais, os perfis e as opiniões expostas neles contam pontos – positivos e negativos – na hora da seleção para uma vaga de emprego.

Cuidado também com as fotografias postadas.  Evite expor demais a vida pessoal e hábitos que podem não ser bem vistos por empregadores. Além disso, não adianta bloquear o acesso das pessoas às fotos nas redes sociais e achar que, com isso, está seguro, porque outras pessoas poderão compartilhar as mesmas imagens.

A gestão bem feita das redes sociais pode ser mais um passo na conquista de uma nova oportunidade de trabalho.

dicas ciee

Texto: Gabriela Murno com CIEE Rio

Foto: André Gomes de Melo