Mais de 20 alunos receberam seus certificados. A cerimônia foi realizada na Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), no Novo Degase Ilha

Formatura_Poesia_CFA

Foi realizada, na sexta-feira (20/05), a primeira formatura do projeto Casa Futuro Agora, na Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), no Novo Degase Ilha. Mais de 20 meninos e meninas, que cumprem medidas socioeducativas nas unidades Escola João Luiz Alves e Centro de Socioeducação Professor Antonio Carlos Gomes da Costa, receberam seus certificados de conclusão do curso de poesia falada, oferecido pela Casa Poema. Eles também participaram de um recital de poesias.

Criadora do projeto Casa Poema, Elisa Lucinda ressaltou a importância do curso, composto por cinco aulas, para o futuro dos jovens:

– Esses jovens estão em um momento de muita necessidade de nutrição intelectual. A comida no nosso curso é a palavra. O projeto pretende nutrir os meninos e meninas de discurso, para eles saírem daqui sem abaixar a cabeça, na hora de uma entrevista de emprego, por exemplo. Eles sabem falar. A força de trabalho jovem é o motor do país.

O jovem A.S., de 17 anos, se destacou durante as aulas. Ele apresentou duas composições feitas para a mãe e para o irmão, que também cumpre medida socioeducativa no Degase.

– A música faz parte da minha vida. Se me sinto alegre, faço música. Se me sinto triste, faço música também. No curso, aprendi a me expor mais, perder a vergonha, e também me incentivaram a continuar fazendo o que eu gosto. Quando sair daqui, quero registrar todas as minhas músicas – disse o jovem.

Sobre o projeto

O projeto Casa Futuro Agora é fruto da parceria entre o RioSolidario, a Cedae e o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ). A iniciativa é financiada com recursos de indenização trabalhista paga pela Cedae em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo MPT-RJ contra a companhia.​

Os 11 espaços espalhados pelo Rio de Janeiro – Campinho, Cordovil, Novo Degase Ilha, Novo Degase Penha, Gardênia Azul, Manguariba, Prazeres, São Carlos, São João, Sepetiba e Urucânia – oferecem ainda cursos de inglês, informática e audiovisual.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo