Onze meninos que cumprem medidas socioeducativas no Criaad Bangu participaram de um recital de poemas

Poesia_Falada_Criaad_Bangu

Onze meninos que cumprem medidas socioeducativas no Criaad Bangu concluíram o curso de Poesia Falada, realizado por meio do projeto Casa Futuro Agora. O grupo participou, na sexta-feira (02/12), de um recital de poesias, que marca a última etapa das aulas.

Desta vez, os pais e familiares dos adolescentes puderem assistir à apresentação, que arrancou lágrimas da plateia.

– É muito interessante ver o desenvolvimento destes jovens ao longo do curso. Nosso objetivo é prepará-los para o mundo do trabalho. O curso de Poesia Falada ajuda a reduzir a timidez e também melhora a comunicação de quem participa – disse Luiza Teixeira, coordenadora da Casa Futuro Agora, uma parceria entre RioSolidario, Cedae e Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ).

O curso “Versos de Liberdade”, oferecido pela Casa Poema da atriz, poetiza, cantora e jornalista Elisa Lucinda, tem como objetivo capacitar os adolescentes atendidos a utilizarem a linguagem de forma eficaz por meio da poesia. A atividade tem 18 horas distribuídas em encontros presenciais de três horas, duas vezes por semana. As poesias escolhidas para as oficinas fazem com que os alunos reflitam sobre educação, raça, gênero e outros recortes sobre a questão social brasileira. Os textos estimulam ainda o debate onde cada participante terá a oportunidade de expor o seu conhecimento.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo