Curso gratuito, oferecido pelo RioSolidario e Sesc RJ, aborda Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento do Território

_MG_7423 c

 Os alunos da terceira edição do curso gratuito de capacitação para área social começaram, nesta quarta-feira (19/09), as aulas, na sede do RioSolidario, em Laranjeiras.  A capacitação é uma parceria entre a instituição e o Sesc + Social.

O curso de Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento do Território é direcionado a estudantes de qualquer nível escolar, profissionais da área social, lideranças comunitárias e demais interessados no tema, maiores de 18 anos.

De forma dinâmica e com exemplos práticos e exercícios, busca contribuir com a formação e o fortalecimento político institucional das organizações da sociedade civil, a capacidade de gestão e do diálogo com as comunidades e a sociedade.

Uma das alunas é a pedagoga Maricélia Siva do Nascimento, 37, que trabalha como professora em uma instituição privada. Segundo ela, que participa pela primeira vez de uma capacitação no RioSolidario, a curso pode ser um divisor de águas:

– Achei muito interessante a temática, tendo em vista  a inserção de muitas organizações da sociedade civil em áreas em que o poder público tem dificuldades para chegar. A minha expectativa para o curso é aprender muito, me aprofundar nessa temática e conseguir aplicar futuramente –destacou Maricélia.

Entre os temas abordados, está a elaboração de um mapa falado, o levantamento dos serviços e instituições presentes em determinada localidade e a elaboração de um plano de desenvolvimento local.