Produtos doados por servidores do Estado foram entregues a nove municípios do estado do Rio

A Campanha do Agasalho 2016 foi um sucesso! Em pouco mais de dois meses, os servidores do Estado doaram 1.779 itens, como agasalhos, cobertores, fraldas geriátricas e latas de leite em pó, entre outros. Os produtos arrecadados foram entregues a instituições e secretarias de nove municípios do estado: Aperibé, Araruama, Barra do Piraí, Paracambi, Piraí, Quatis, Rio de Janeiro, São José de Ubá, São Pedro da Aldeia.

– O resultado foi maravilhoso, além da quantidade, a qualidade de tudo que foi doado foi muito boa. As instituições ficaram muito felizes. O diferencial da campanha deste ano foi atender nove municípios, incluindo o interior do estado – comemorou Monica Miranda, coordenadora do Programa de Doações do RioSolidario.

As últimas entregas foram feitas nesta quinta-feira (11/08), no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), parceira do RioSolidario na campanha. Duas instituições, Desafio Jovem de São Pedro da Aldeia e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São José de Ubá receberam juntas 770 itens.

Conceição Maria Hortencio, diretora-presidente do Desafio Jovem, reforçou a importância das doações para os abrigados da instituição, que abriga usuários de drogas, dá tratamento e ajuda na reinserção na sociedade.

– Dependemos de doações, principalmente de igrejas, e recebemos ajuda dos residentes que trabalham. O material é muito importante, porque os homens e mulheres chegam lá sem nada. Atualmente, atendemos 46 homens, e nossa unidade feminina está passando por reformas – disse Conceição.

Outra beneficiada, a APAE de São José de Ubá é referência no atendimento de 120 pessoas com deficiência. Os produtos arrecadados serão encaminhados às famílias atendidas.

– Nossas famílias são muito carentes. Buscamos sempre manter o contato e a atenção constante não só com quem está sendo atendido, mas com toda a família, por meio de visitas domiciliares – explicou Inês Caroline, coordenadora geral da instituição.

Em entregas anteriores, a campanha doou artigos para Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho, Emprego e Habitação de Aperibé; Asilo Lar das Anciãs, de Paracambi; Ação Beneficente Educacional Favos de Mel – Projeto Segar, de Araruama; APAE de Piraí; APAE de Barra do Piraí; APAE de Quatis; Associação de Falcêmicos e Talassêmicos do Rio de Janeiro (AFARJ).

A campanha foi realizada de 24 de maio a 29 de julho e recolheu doações de diferentes órgãos do Governo do Estado, como Seplag, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPGE), Cedae, Secretarias de Estado de Educação, Saúde e Ambiente, Detran, Procon, Casa Civil, Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) e Defesa Civil.

– Fomos os catalisadores desta ação e ficamos surpresos e muito felizes com resultados – disse o subsecretário de Gestão de Pessoas da Seplag, Edson Teramatsu.

Saiba mais

Campanha do Agasalho entrega doações a moradores de Aperibé

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo