No total, foram arrecadados 1602 chocolates, que proporcionarem centenas de sorrisos das crianças beneficiadas

Escola Comunitária Semeando o Futuro III

 

Pelo segundo ano consecutivo, a campanha de Páscoa do RioSolidario superou a meta de arrecadação de caixas de bombom. O aumento foi de 155%.  Foram arrecadados 1602 chocolates. Mas, o melhor resultado é imensurável: os sorrisos das crianças ao ganharem o chocolate do “coelhinho da páscoa”.

A ação de solidariedade durou quase um mês. Os donativos recebidos foram distribuídos para as crianças das creches mantidas pela ONG e para instituições que atendem crianças em vulnerabilidade social e com deficiência.

No total, foram atendidas 12 instituições de sete municípios do estado do Rio de Janeiro. Destas, quatro são do RioSolidario: cerca de 600 alunos dos Espaços de Educação Infantil da ONG, localizados na Vila do João, no Complexo da Maré; no Jardim Batan, em Realengo; e na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, além das crianças da Casa Abrigo, que recebe mulheres vítimas de violência doméstca acompanhadas ou não dos filhos.

Entre as instituições que cuidam de crianças em situação de vulnerabilidade social está o Projeto Efraim, em Mesquita:

– Se não fosse essa ajuda, nossa festinha de páscoa seria muito simples. Eu teria que comprar do meu próprio bolso um bombom para cada criança, só para não passar em branco, mas elas merecem muito mais. Fiquei feliz com a ajuda recebida. Com os chocolates, fizemos uma festa linda e todas as crianças enfeitadas de coelhinho ganharam sua caixa de bombom – enfatizou a  presidente, Lidia Rangel.

 

Mobilização de funcionários de empresas privadas

Um dos destaques desta campanha foi o aumento da mobilização de funcionários de empresas privadas para ajudar. A iniciativa já é tradicional em alguns órgãos do Governo do Estado. Para a coordenadora do Programa de Doação, Mônica Miranda, é fundamental incentivar este tipo de atitude:

– A campanha desse ano superou as nossas expectativas. A cada ano, o engajamento das pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, se torna maior. Novos parceiros estão descobrindo a atuação do RioSolidario e se engajando em nossas campanhas. É muito importante incentivar a prática de doações, dessa forma podemos atender um número maior de Instituições – destacou Mônica, que já organiza a campanha de inverno.

Uma das empresas participantes foi a EFA Consultoria Contábil e Financeira. Segundo um dos sócios, Tadeu Renan, promover este tipo de ação não é apenas uma iniciativa pontual, mas de longo prazo, pensando no futuro:

– Participar desta campanha foi muito gratificante, pois é uma possibilidade de levar alegria às crianças e ensiná-las sobre “doação”. Assim, estamos construindo um futuro mais solidário– pontuou.

 

Transparência

A campanha também proporcionou aos doadores acompanharem a entrega em algumas instituições. Além disso, a contabilidade com  todos os chocolates doados e a quantidade distribuída para cada instituição foi enviada aos doadores junto com um agradecimento pela importante iniciativa.

A prestação de contas também consta abaixo.