Evento acontece no Centro do Rio, no dia 22. Iniciativa promove protagonismo local e ação social em comunidades periféricas

Active_Citizens_Brasil_Zuppa_215

 

Um projeto para capacitar doulas no Complexo do Alemão, uma escola de cinema no Morro da Providência, uma iniciativa para a valorização de um museu a céu aberto que guarda parte da história da Baixada Fluminense. O que essas três ações têm em comum? Além de serem criadas e geridas por mulheres e estarem impactando a realidade de suas comunidades através de projetos desenvolvidos por seus próprios moradores, são algumas das iniciativas apoiadas pelo Active Citizens (Cidadãos Ativos) em 2016 e 2017.

O programa, promovido pelo British Council, têm o protagonismo de mulheres, meninas e jovens como sua principal característica e já capacitou quase 500 pessoas de 30 comunidades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Os resultados do programa serão celebrados em evento no dia 22 de março, no CRAB (Centro Sebrae de Referência ao Artesanato Brasileiro), que fica na Praça Tiradentes 69, Centro do Rio de Janeiro, a partir das 15h.

Além dos resultados de 2017, durante o evento também será lançado o Edital para Projetos de Ação Social, voltado para os participantes do programa nos últimos dois anos, que poderão receber aportes de até R$ 3 mil para desenvolver suas iniciativas, além de acompanhamento e treinamentos realizados pela plataforma Atados.

– É muito importante que o Brasil seja representado nessa rede de projetos, que existe no mundo inteiro, apoiando o fortalecimento de líderes comunitários e jovens, com treinamentos e capacitações. Active Citizens é sobre a construção de confiança, entre e dentro das comunidades. Fazemos isso apoiando as pessoas que desejam agir em questões locais e globais, dando-lhes capacidade de mobilizar outras, criar sociedades mais inclusivas e resilientes e abrir caminho para futuras parcerias internacionais mais fortes no futuro – afirma Martin Dowle, diretor do British Council Brasil.

Durante o evento, acontecerão apresentações das Active Citizens Leila Araujo, Raquel Spinelli, Camila Habdallah e Anny Caroline, que falarão sobre suas experiências em participar do programa e qual foi o impacto de seus projetos nas comunidades e nas pessoas envolvidas. “Nós queremos transformar espaços degradados em jardins, tendo como planta principal a Crotalaria, que atrai a libélula, predadora natural do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Febre Amarela e Zica Vírus)”, conta Leila, participante de São Gonçalo, município da região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Sobre o British Council Brasil

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Está presente em mais de 100 países e seus principais parceiros incluem governos, organizações não governamentais e instituições privadas. Promove cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes, sociedade e educação.

 

Sobre o Active Citizens

É um programa global de liderança social que busca promover o diálogo intercultural, o desenvolvimento social e mudanças sustentáveis lideradas pelas comunidades. O objetivo é potencializar a contribuição dos líderes comunitários para alcançar o desenvolvimento sustentável, tanto local quanto globalmente. As comunidades atendidas são alcançadas através de parcerias do British Council com organizações da sociedade civil locais: Instituto Procomum, Recode, Redeh, Redes da Maré e Sinal do Vale.

A participação no Active Citizens oferece uma gama de oportunidades para pessoas e organizações que demonstrem responsabilidade social e motivação para trabalhar com diferentes pessoas em ações sociais lideradas pelas comunidades e em implantar e facilitar projetos, principalmente de mulheres, meninas e jovens, que geram impacto social sustentável nas comunidades.

Além do Brasil, outros 49 países participam do Active Citizens. O programa oferece oportunidades de treinamento e intercâmbio para que os participantes desenvolvam suas habilidades de liderança e ampliem sua compreensão das conexões locais e globais e os fatores culturais, sociais, econômicos e políticos que moldam suas comunidades.

 

Cronograma

15h40 – Abertura e boas-vindas por Martin Dowle, Diretor British Council Brasil – 5 min.

15h45 – Exibição do vídeo “Active Citizens – Primeiros Resultados do programa no Brasil” – 7 min.

15h52 – Atividade com Beatriz Teixeira, Katie Weintraub e Patricia Alves, facilitadoras Active Citizens – 10 min.

16h05 – Apresentações das Active Citizens Leila Araujo, Raquel Spinelli, Camila Habdallah e Anny Caroline sobre como foi a experiência de participar do programa, realizar seus projetos de ação social e qual foi o impacto do projeto na comunidade e nas pessoas envolvidas– 10-15 min cada.

16h50 – Apresentação da Atados sobre o edital direcionado exclusivamente para os participantes do programa Active Citizens – 20 min.

17h10 – Perguntas e Respostas – 10 min.

17h20 – Encerramento – 5 min.

 

Serviço

O evento acontecerá no dia 22 de março, no CRAB (Centro Sebrae de Referência ao Artesanato Brasileiro), que fica na Praça Tiradentes 69, Centro do Rio de Janeiro, a partir das 15h. Saiba mais sobre esse programa e outras ações pelo site britishcouncil.org.br.

 

Texto: Agência Is

Fotos: Zuppa Filmes (Eduardo Martino)