Crianças da Associação de Assistências às Causas Sociais comemoram os brinquedos recebidos no Natal (Crédito: Paulo Vitor)

Crianças da Associação de Assistências às Causas Sociais comemoram os brinquedos recebidos no Natal (Crédito: Paulo Vitor)

Nosso Natal Solidário foi um sucesso, possível apenas graças à grande mobilização de parceiros públicos e privados, que engajaram suas equipes para proporcionar um Natal mais alegre a milhares de famílias em todo o estado do Rio de Janeiro. O lançamento oficial da campanha, realizado ainda na segunda semana de novembro, em evento no Clube Naval, deu o pontapé inicial para um movimento que totalizou 22.537 mil brinquedos arrecadados.

Com esse montante, alcançado sobretudo devido à expressiva arrecadação por parte de servidores das secretarias de estado, parceiros de nossas campanhas, foi possível contemplar 46 instituições em 23 municípios. Finalizando o recolhimento das doações no início de dezembro, a equipe do RioSolidario se voltou inteiramente para o direcionamento dos itens aos nossos projetos e a essas instituições.

Alegria para crianças e familiares

Primeira-Dama Helena Witzel e equipe do RioSolidario em meio a brinquedos arrecadados na campanha  (Crédito: Nelson Perez)

Primeira-Dama Helena Witzel e equipe do RioSolidario em meio a brinquedos arrecadados na campanha (Crédito: Nelson Perez)

O resultado de toda essa mobilização começou já nas festas de Natal das nossas creches, que você acompanhou aqui no nosso site e no nosso Instagram. Com muita música e emoção com a presença do Papai Noel, as mais de 600 crianças atendidas pelos Espaços de Educação Infantil do RioSolidario receberam seus brinquedos poucos dias antes do fim do ano letivo.

O encanto com os presentes também foi visível durante as festas de Natal promovidas pelas instituições contempladas, cadastradas em nossa rede que contempla todo o estado. Foi esse o momento em que as crianças receberam os presentes, levando sua alegria também a suas famílias.

“Em nome das crianças e adolescentes da AACS, agradecemos ao RioSolidario pelos brinquedos. Sem essa ajuda não teríamos condições de atender a todos os 300 usuários de nossa instituição. Vocês trouxeram alegria e conquistaram muitos sorrisos de gratidão. Obrigada a todas pela dedicação e empenho no trabalho realizado”, conta Eveni Mendes, coordenadora técnica da Associação de Assistência às Causas Sociais (AACS), instituição localizada em Vila Isabel.

Secretaria de assistência social de São Francisco de Itabapoana retira doações de brinquedos no RioSolidario

Secretaria de assistência social de São Francisco de Itabapoana retira doações de brinquedos no RioSolidario

Transparência e consciência sustentável

O grande volume de doações recebido permitiu contemplarmos instituições que atendessem não apenas crianças com ou sem deficiência, mas também população de rua e doentes crônicos, além de idosos que foram contemplados com presentes. Brinquedos também foram direcionados a secretarias municipais de assistência social, para serem revertidos a espaços de educação infantil de seus respectivos municípios.

Além da quantidade expressiva de brinquedos novos recebidos, também foram arrecadadas prendas que poderão ser utilizadas pelas instituições beneficiadas em suas festas juninas, que serão doadas nos meses de junho e julho de 2020, além de acessórios que poderão ser usados em bazares promovidos por elas.

Reforçando a consciência do RioSolidario pela sustentabilidade, os brinquedos sem condições de uso serão doados a cooperativas, ajudando o equilíbrio do meio ambiente e o sustento de cooperados e suas famílias, que vivem da coleta, separação, venda e destinação adequada de materiais.

Confira fotos das entregas e retiradas de doações:

Confira informações sobre o direcionamento das doações: Controle de Doação – Natal Solidário 2019_Site