Equipamento contará com atrações gratuitas e interativas até domingo

 _MG_5483

 

A Biblioteca Parque Estadual, no Centro, recebe até o dia 20 de maio, a 2ª edição da LER – Salão Carioca do Livro. A abertura do evento, nesta quinta-feira (18/05) contou com a primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim, e do secretário de Cultura, Leandro Sampaio Monteiro. O equipamento público terá atrações gratuitas e interativas como oficinas, exposições, saraus, palestras e contação de histórias. Após a realização do Salão do Livro, a unidade será reaberta ao público.

– Sabemos que a transformação do ser humano vem através da Cultura e este espaço é de todos os tipos de arte – disse a primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Maria Lucia Horta Jardim.

Segundo o secretário de Cultura, Leandro Sampaio Monteiro, a unidade reabre no dia 28 deste mês. O equipamento será administrado inicialmente pela Secretaria de Cultura até que seja concluída licitação para a escolha de empresa gestora.

– A LER tem seu encerramento no domingo. A organização pediu quatro dias para desmontagem e depois reabriremos para o público com os funcionários da secretaria. Com a reabertura da Biblioteca Parque Estadual serão retomadas aos poucos as atividades idealizadas para cada um dos espaços – explicou Monteiro.

Doação de livros

Todas as atividades do LER são gratuitas e têm inscrições através do site, mas também recebem os visitantes na hora. Está confirmada também a participação de escolas e a campanha Doe um Livro, que vai arrecadar doações para as instituições de ensino do Estado. O público estimado é de 95 mil visitantes em quatro dias de evento.

Confira a programação da LER

Um dos destaques da programação da LER é o Café do Livro, onde acontecem bate-papos entre autores. Entre os nomes confirmados estão: Conceição Evaristo, Eduardo Spohr, Fernanda Young, Thalita Rebouças, entre outros.

ESPAÇO CESGRANRIO aborda temas como: Literatura e Empoderamento, Livros de Cabeceira, Literatura Indígena, Processo Criativo da Escrita. Espaço conta ainda com apresentações teatrais de clássicos literários e peça sobre bullying nas escolas.

No PALCO DA PALAVRA serão realizadas apresentações individuais ou entrevistas sobre um tema ou uma obra com a presença de pensadores e criadores.

Espaço #JOVEM terá a presença de Elika Takimoto, Eduardo Marinho, André Dahmer, Octavio Aragão e mais 47 artistas independentes do mundo dos HQ’s. Além de cosplayers, oficinas de caricaturas e storyboards.

LER realiza sarau na área externa com a presença de artistas da periferia; o Salão do Livro com livrarias cariocas e editoras independentes; o Salão Digital assinado pela Amazon com palestras sobre o mundo digital na literatura e troca troca de livros.

Com curadoria de Verônica Lessa e Volnei Canônica, o ESPAÇO INFANTIL apresenta atividades durante todo o evento para o público mirim.