Em parceria com PSA Peugeot Citröen, RioSolidario e Senai-RJ, escola oferecerá curso técnico em Eletrotécnica

Escola de Barra Mansa recebe Programa de Educação Integral

Uma parceria entre a PSA Peugeot Citröen, o RioSolidario e o Senai-RJ vai levar o Programa de Educação Integral ao município de Barra Mansa, na região Sul Fluminense. A unidade será instalada no Ciep 493 Professora Antonieta Salinas de Castro e, já a partir do ano que vem, oferecerá curso técnico em Eletrotécnica, com salas de aula e laboratórios técnicos. Nesta terça-feira (29/09), a primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, e o secretário de Estado de Educação, Antonio Neto, visitaram o espaço e apresentaram o projeto aos professores.

– Acreditamos nas parcerias porque sabemos que o poder público sozinho não vai vencer todas as dificuldades. E a Peugeot é uma grande parceira, que tem ajudado no desenvolvimento do nosso estado. Com projetos como esse é que teremos uma sociedade melhor e mais justa – afirmou a primeira-dama.

A escola atenderá, inicialmente, 70 alunos do Ensino Médio. As primeiras turmas se formarão no final do ano de 2018 e, a partir de 2017, serão abertas mais duas turmas com 35 alunos, totalizando 140 alunos. Serão investidos R$ 2,6 milhões no projeto. A PSA Peugeot Citroën repassará o valor ao RioSolidario que fará a gestão administrativa, financeira e a aplicação dos recursos. Já o Senai-RJ implementará o ensino técnico em Eletrotécnica, complementando as aulas oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação.

Para o secretário de Educação, Antonio Neto, o ensino em horário integral é um passo fundamental para a transformação da educação básica no estado.

– A meta é dar oportunidades para a juventude. Nosso esforço é criar um modelo de educação integral no Estado do Rio de Janeiro e desenvolver nesses jovens algumas habilidades que são necessárias para que eles vivam neste século de extrema competição e desafiador – ressaltou o secretário.

Um Banco de Dados de alunos formandos também será formado e disponibilizado para as empresas da região. A ideia é estimular a criação de mão de obra especializada para as unidades industriais da região Sul Fluminense, como a própria fábrica da PSA Peugeot Citröen, em Porto Real, gerando assim oportunidades de emprego para a população.

– A PSA Peugeot sempre acreditou na educação como força transformadora da sociedade. Depois que a empresa instalou a fábrica na região, identificou a necessidade de investir no ensino técnico e ingressou nessa parceria – disse o gerente de Relações Externas da PSA Peugeot Citröen, Fernando Flórido.

Texto: Fabiane Moreira

Fotos: Bruno Itan