RioSolidario cadastrou jovens no Banco de Talentos e realizou diversos atendimentos, durante os dois dias do evento organizado pelo Sistema Fecomércio RJ

Base S_BarradoPiraí

Em sua sexta parada, o evento “Base de Ação Social e Educativa – Base S” chegou ao município de Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Mais uma vez, o RioSolidario marcou presença com o Banco de Jovens do programa Futuro Agora e o Mapa da Pessoa com Deficiência.

Realizado na Praça Nilo Peçanha, nos dias 21 e 22 de maio, o projeto é organizado pelo Sistema Fecomércio RJ para promover inclusão social e capacitação profissional em todo o estado do Rio de Janeiro.

No espaço do RioSolidario, foram realizados 99 atendimentos ao longo dos dois dias de evento. Ao todo, 25 jovens, entre 14 e 29 anos,  inscreveram-se no Banco de Talentos. Eles puderam também tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho.

– A nossa missão é encaminhar esses meninos e meninas para oportunidades de emprego e qualificação profissional aqui na região, por meio da nossa rede de parceiros. Notamos, no entanto, que muitos jovens daqui não ainda possuem documentos básicos, como identidade e CPF – ressaltou a assistente social do programa Futuro Agora, Márcia Jacoud.

Todos foram orientados sobre como retirar os documentos e a importância para a conquista de uma vaga de emprego.

O RioSolidario também realizou um cadastro para o Mapa da Pessoa com Deficiência, banco de dados elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Sebrae RJ, que tem como objetivo ajudar na formação de políticas públicas para pessoas com deficiência no estado do Rio de Janeiro.

Nos demais atendimentos, foram feitos encaminhamentos para Defensoria Pública e para o Detran, além de fornecidas orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Plantão Social da instituição.

Ação Social

Em Barra do Piraí, a Praça Nilo Peçanha recebeu os serviços do Sesc Rio e do Senac RJ. Foram realizadas oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e atividades socioculturais e recreativas para crianças e adultos.

O projeto já passou por Volta Redonda, Três Rios, Miguel Pereira, Angra dos Reis e Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Valença será a próxima cidade a receber as atividades promovidas pelo Sistema Fecomércio RJ, nos dias 11 e 12 de junho, além da sexta etapa do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro 2015-2020.

A ação segue com atividades em Teresópolis (18 e 19/06), Itaperuna (02 e 03/07), Barra Mansa (16 e 17/07), Rio das Ostras (30 e 31/07), Petrópolis (13 e 14/08), Macaé (27 e 28/08), Cabo Frio (10 e 11/09), Niterói (24 e 25/09) e Rio de Janeiro (08 e 09/10).

Leia mais

Banco de Talentos recebe a inscrição de jovens de Volta Redonda

RioSolidario realiza 96 atendimentos a jovens e adultos em Três Rios

Jovens de Miguel Pereira se cadastram no Banco de Talentos do RioSolidario

Banco de Jovens chega a Angra dos Reis em ação com Fecomércio

RioSolidario participa de ações sociais na Rocinha

Texto: Gabriela Murno

Fotos: Divulgação