Senac RJ também esteve nas três creches da instituição e no Comunidade em Ação realizando o cadastro de interessados para o programa Medalha de Ouro

Banco de Jovens_CDD

O RioSolidario realizou, nesta quarta-feira (18/05), a inscrição de jovens da Cidade de Deus, no Banco de Talentos do programa Futuro Agora. Ao todo, setenta e cinco meninos e meninas se cadastraram durante a ação, que aconteceu no Espaço de Educação Infantil da instituição na comunidade.

O Banco de Jovens tem como proposta cadastrar pessoas entre 14 e 29 anos, principalmente aqueles oriundos de comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro, que estejam em risco ou vulnerabilidade social. Por meio de uma rede de parceiros, objetivo do RioSolidario é gerar oportunidades de entrada no mercado de trabalho e também capacitação profissional.

– Até 23 anos, os jovens podem participar de programas como o Jovem Aprendiz. Já a partir dos 24 anos, encaminhamos para oportunidades de emprego – explicou Marcia Jacoud, assistente social do RioSolidario.

Segundo ela, as atividades nas comunidades são importantes, pois aproximam os jovens do projeto e da instituição.

– Eles podem se cadastrar pelo site, mas quando falamos com eles, podemos explicar todas as etapas e orientá-los sobre o que devem fazer para conseguirem uma oportunidade de trabalho – completa.

A jovem Thawane Domingues, de 21 anos, já trabalhou como Jovem Aprendiz, mas está em busca de uma nova chance no mercado.

– É uma oportunidade de conhecer outras áreas, para escolher melhor o que fazer na faculdade, e também de ser efetivada em uma boa empresa – disse ela.

Ruan Seixas, de 14 anos, também foi se inscrever, depois da indicação de uma prima.

– Quero ter o meu próprio dinheiro e entrar no mercado de trabalho – disse o jovem.

Medalha de Ouro

Esta semana, o Senac RJ realizou a pré-inscrição de interessados em participar do programa Medalha de Ouro, nas três creches do RioSolidario (Batan, Cidade de Deus e Vila do João) e no Comunidade em Ação.

Ao todo, foram realizados 180 atendimentos, sendo 72 na Vila do João, 10 no Comunidade em Ação, 50 no Batan e 48 na Cidade de Deus.

O Senac RJ está oferecendo 1 mil vagas gratuitas de qualificação profissional, principalmente, para quem busca trabalhar como garçom ou camareira durante os Jogos Rio 2016. Os alunos também terão treinamento exclusivo à distância com foco em hospitalidade, por meio do programa Medalha de Ouro, criado em cooperação com o Comitê Rio 2016.

Saiba mais

Senac RJ oferece vagas para quem quer trabalhar nos Jogos Olímpicos

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo