Equipe orientou meninos do Criaad sobre encaminhamento para o mercado de trabalho

Banco_Jovens_CriaadPenha

Jovens do Centro de Recursos Integrado de Atendimento ao Adolescente (Criaad) da Penha – unidade de semiliberdade do Novo Degase – participaram, na sexta-feira (27/10), de um encontro com a equipe do Banco de Talentos do RioSolidario. Mais do que uma oportunidade no mercado de trabalho, os meninos buscam mudança de vida.

Durante a palestra, a equipe do RioSolidario falou sobre o programa Futuro Agora, voltado para a capacitação profissional e encaminhamento para vagas de trabalho e de Jovem Aprendiz, e outros projeto do RioSolidario. De forma descontraída, os cerca de 20 jovens receberam dicas de como funciona e como se comportar em um processo seletivo, e sobre o que precisam para conquistar o primeiro emprego.

– Ao participar de uma entrevista, é importante conhecer a empresa, ser pontual e ser educado, deixando as gírias de lado. A roupa também é muito importante para a apresentação. O ideal é não usar bermuda e chinelo, e optar por calça e blusa de manga – orientou a assistente social Luciana Rosa.

Os adolescentes preencheram a ficha no Banco de Jovens do RioSolidario. Agora, eles fazem parte do cadastro e serão encaminhados para oportunidades, de acordo com o perfil e a demanda de empresas parceiras da instituição.

– Viemos mostrar que as oportunidades existem e eles têm capacidade de disputá-las. Para mudar de vida, só depende do esforço de cada um – ressaltou Luciana.

Banco de Jovens

O Banco de Jovens do RioSolidario já conta com mais de 4,8 mil meninos e meninas inscritos. O objetivo é encaminhá-los para oportunidades de emprego e capacitação profissional, por meio de uma rede de parceiros, como Cedae e a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj). A proposta do banco é cadastrar jovens entre 14 e 29 anos, que estejam em risco ou vulnerabilidade social e sejam oriundos, preferencialmente, de comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro.

Texto: Gabriela Murno

Fotos: André Gomes de Melo