Ao todo, 81 cadastros foram realizados durante fim de semana de atividades sociais

Jovens Angra dos Reis

De olho nos jovens de todo o estado, o Banco de Talentos do programa Futuro Agora do RioSolidario chegou a Angra dos Reis. Nos dias 2 e 3, a instituição levou o projeto para o espaço do evento “Base de Ação Social e Educativa – Base S”, organizado pelo Sistema Fecomércio RJ para promover inclusão social e capacitação profissional. No estande, jovens entre 14 e 29 anos tiraram dúvidas sobre o mercado de trabalho, como documentação necessária e oportunidades, e preencheram a inscrição no banco. Ao todo, 81 pessoas realizaram o cadastro.

Segundo a coordenadora do programa, Aline Bieites, a ideia é encaminhar os interessados para oportunidades de emprego, por meio de programas como o Jovem Aprendiz, e cursos de qualificação profissional. A instituição possui parceria com empresas como Cedae, MetrôRio, Escola Carvalho Hosken de Hotelaria, entre outras. No entanto, Aline garante que o RioSolidario já está em busca de novos parceiros, principalmente na região.

– Estamos entrando em contato com empresas que trabalham com esse perfil em Angra e municípios próximos. Os jovens mostraram grande interesse em participar do programa. Agora, é unir esse interesse a boas oportunidades na região – disse Aline.

O RioSolidario também realizou cadastros no Mapa da Pessoa com Deficiência, banco de dados elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Sebrae RJ, que tem como objetivo ajudar na formatação de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência no estado do Rio de Janeiro.

Ação social

Depois da estreia na comunidade da Rocinha, no Rio, foi a vez de Angra dos Reis receber os serviços do Sesc e Senac, além do encontro do Mapa Estratégico do Comércio do Rio de Janeiro 2015-2020. O evento promoveu ações sociais e educacionais gratuitas no Ciep 055 – João Gregório Galindo, no bairro Areal, com oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças. A ação ainda seguirá para outras sete regiões fluminenses nos próximos meses.

Texto: Fabiane Moreira

Fotos: Divulgação