Bailes de Carnaval das creches envolvem equipe e crianças em um dia de brincadeiras, mas também de aprendizado (Crédito: André Gomes de Melo)

Bailes de Carnaval das creches envolvem equipe e crianças em um dia de brincadeiras, mas também de aprendizado (Crédito: André Gomes de Melo)

O clima carnavalesco tomou conta das creches do RioSolidario. Os uniformes tradicionalmente usados nos dias letivos deram lugar às mais diversas fantasias. Pequenos super-heróis, piratas, princesas e personagens de desenhos infantis tomaram os Espaços de Educação Infantil nos bailes de Carnaval realizados nesta quarta (27) e quinta-feira (28).

No ar, uma chuva de confete e serpentina, enquanto uma decoração especial dos ambientes remetia à temática. As brincadeiras tinham como trilha sonora as clássicas marchinhas que fazem a equipe das creches voltar no tempo.

“É importante que as crianças tenham esse contato com o que foi a origem do Carnaval. Ouvimos essas músicas desde pequenos, com nossos pais, e passamos de geração em geração. Por ser uma festa que faz parte do nosso folclores e da cultura brasileira, é fundamental resgatar essa essência”, conta a diretora da unidade da Vila do João, Neide Fernandes.

O baile de Carnaval já é um evento garantido no calendário anual dos nossos Espaços de Educação Infantil. Além do aspecto lúdico, a festa permite um trabalho pedagógico realizado pela equipe das unidades.

“O tema Carnaval permite trabalhar com os alunos uma interação com a cultura brasileira e sua história, além de proporcionar diversão através das brincadeiras e músicas carnavalescas. O trabalho é feito de forma interdisciplinar, com os alunos interagindo num contexto de conceitos (pessoal, social e cultural), gosto e costumes sobre essa festa popular. Considerando o Carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, eventos como esse ampliam as possibilidades de conhecimento a educadores e educandos de forma inovadora e educativa”, destaca a coordenadora pedagógica da creche da Vila do João, Sonia Regina Garófalo.

Confira mais imagens das festas:

Crédito das fotos: André Gomes de Melo