Instituição promoveu abraço coletivo para marcar início de ações durante Jogos Rio 2016

Andef comemora aniversário de 35 anos.

A Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) completou nesta quarta-feira (31/08) 35 anos de história. Parceira do RioSolidario e considerada uma das maiores entidades de pessoas com deficiência do Brasil e do mundo, a instituição desenvolve atividades com a comunidade que, anualmente, beneficiam mais de sete mil pessoas. Além disso, ao longo dos anos, a Andef teve papel importante no treinamento e formação de atletas paralímpicos, com a construção do Complexo Esportivo e Social na sua sede.

Para celebrar a data, o Instituto Masan homenageou a associação e lançou a campanha “Inspire-se no incrível”. O objetivo é dar visibilidade às vitórias dos atletas durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A presidente de honra da Andef, Tânia Rodrigues, acredita que a Paralimpíada será a oportunidade de mudar a consciência de todos em relação à pessoa com deficiência e incentivar o respeito ao cidadão.

– Queremos ver essa garra, aumentar a nossa autoestima e levantar a torcida paralímpica. Vamos torcer pelos nossos atletas e pelo Brasil – afirmou Tânia.

Na comemoração, estudantes, parceiros do projeto e famílias atendidas pela instituição participaram de um abraço coletivo, no campo de futebol, junto a uma grande bandeira com o tema da campanha. Em seguida, grupos de dança de projetos apoiados pela Andef, como o Corpo em Movimento, se apresentaram.

A Andef trabalha com atividades, em diferentes eixos temáticos, como mercado de trabalho, saúde, cultura, esporte, entre outros, que buscam oferecer bem-estar, autonomia e interação social aos atendidos. Segundo o coordenador de projetos da associação, João Carvalho e Silva, a Andef também estimula a inclusão inversa, na qual a população como um todo passa a conviver e realizar atividades com as pessoas com deficiência.

– A gente quer viver em uma sociedade que respeite todos, que todos tenham as mesmas oportunidades. A gente tem que se inspirar todos os dias nessas pessoas para que a gente possa fazer um mundo melhor – disse o coordenador.

O coordenador do programa Autonomia Sim do RioSolidario, Guilherme Campos, ressaltou a importância da parceria com a Andef.

– A autonomia da pessoa com deficiência é uma das bandeiras do RioSolidario, na luta por uma sociedade mais igualitária e inclusiva. O trabalho da Andef tem papel fundamental nessa conquista – garantiu.

Texto: Fabiane Moreira

Fotos: André Gomes de Melo