Alunos do Dupla Escola visitam a fábrica do PSA Groupe em Porto Real (Crédito: PSA Groupe)

Alunos do Dupla Escola visitam a fábrica do PSA Groupe em Porto Real (Crédito: Simone Oliveira/Recursos Humanos/Universidade Corporativa PSA)

Os alunos do primeiro ano do Ensino Médio que fazem parte do programa Dupla Escola no CIEP 497 – Professora Antonieta Salinas de Castro tiveram nesta terça-feira (07) um contato mais próximo com o mercado de trabalho. Eles visitaram a fábrica do PSA Groupe em Porto Real, município próximo a Barra Mansa (onde cursam o ensino médio regular e disciplinas técnicas do curso de Eletrotécnica).

Para Arthur Dias, conhecer uma fábrica de automóveis foi a realização de um sonho. Ele conta que foi uma ótima oportunidade para ganhar experiência, saber mais sobre a rotina produtiva de uma indústria, os processos desempenhados pelos funcionários e o modo de trabalho do local, assim como as etapas da montagem dos carros.

Apresentação sobre a empresa fez parte da visita (Crédito: PSA Groupe)

Apresentação sobre a empresa fez parte da visita (Crédito: Simone Oliveira/Recursos Humanos/Universidade Corporativa PSA)

“Atividades como essa são boas para nossa formação. Dessa forma podemos nos acostumar com a área de trabalho, vendo de perto como funciona a produção e acompanhando como iremos trabalhar no futuro”, avalia Arthur.

O pensamento do senso comum sobre o trabalho no ramo automobilístico, que associa a rotina profissional a muito cansaço, foi transformado na mente Nívia Victória a partir da visão que teve durante a visita. Ela elogia a recepção à turma por parte da equipe do PSA Groupe e valoriza o aprendizado obtido.

“Foi muito interessante, pois todo conhecimento pode se tornar muito no nosso futuro. Tenho certeza que muitas pessoas não seguem carreira em indústrias automotivas por não conhecerem como é o local e por pensar ser difícil ou cansativo. Eu por exemplo mudei de ideia ao entrar na linha de produção e conhecer o local de perto.”

Conhecer a fábrica foi também a realização de um sonho para alguns dos estudantes (Crédito: PSA Groupe)

Conhecer a fábrica foi também a realização de um sonho para alguns dos estudantes (Crédito: Simone Oliveira/Recursos Humanos/Universidade Corporativa PSA)

Confira um bate-papo com Simone Oliveira, do departamento de Recursos Humanos da Universidade Corporativa do PSA Groupe:

RioSolidario: Qual a importância de atividades como essa para a formação dos alunos enquanto futuros profissionais?
Simone Oliveira: Considero uma atividade de grande importância, pois nesta visita eles são inseridos em um ambiente completamente diferente do habitual deles, são alertados quanto aos cuidados com a segurança, utilização de EPIs e adequada postura no ambiente de trabalho. Eles vivenciam na prática a produção dos veículos, a necessidade da sincronização perfeita de uma linha de produção e a real necessidade de se saber trabalhar em equipe. É a vivência reforçando ensinamentos importantes da sala de aula.

RioSolidario: O que você pôde ver das impressões e reações dos alunos durante a visita?
Simone Oliveira: Ansiedade, euforia, orgulho e atenção aos mínimos detalhes, reações que comprovam que temos um papel importante para a sociedade: de influenciar positivamente nossos jovens. Este ano ouvi de um aluno: “Vocês realizaram o meu sonho de conhecer uma fábrica de automóveis”. Este jovem tem grandes chances de ter se sentido motivado a estudar, se dedicar e se tornar um futuro profissional do Groupe PSA.