Qualificação é promovida pelo RioSolidario

 _MG_8234

Os vinte jovens do curso de jardinagem promovido pelo RioSolidario fizeram, nesta terça-feira, visita técnica ao Jardim Botânico. Os alunos, que são moradores de áreas carentes da cidade do Rio de Janeiro, estão sendo preparados para ingressar no mercado de trabalho. O passeio integra as atividades da qualificação, que tem duração de três meses.

– Estes meninos e meninas estão tendo a chance de visitar um espaço de conservação ambiental que tem 207 anos de história. Estes estudantes puderam observar as escolas de paisagismo, conhecer sobre botânica. A ideia é despertar um olhar mais apurado em relação à área de formação – ressaltou a coordenadora do curso, Ana Cláudia Paraense.

Outras visitas técnicas serão realizadas nas próximas semanas como, por exemplo, aos sítios Burle Max, em Barra de Guaratiba, e ao Sítio Raízes, responsável pela produção e fornecimento de plantas de restinga e litoral, que fica localizado na Ilha de Guaratiba.

– Queremos que estes jovens percebam a diversidade de oportunidades de trabalho na área de Jardinagem, inclusive no que se refere a ações empreendedoras – acrescentou.

 Adriele Fernandes Cordeiro, de 19 anos, não imaginava que o Jardim Botânico fosse tão grande. A jovem, que mora em Santa Teresa, adorou a aula prática.

– Estou aprendendo muito. Entrei no curso sem saber nada e aos poucos fui me interessando mais e mais – contou a moça.

Funcionário em um condomínio, Jorge Luís da Silva, de 38 anos, quer se especializar para poder fazer serviços no seu atual local de trabalho.

– Lá fazia algumas atividades como jardineiro, além de ser recepcionista. Quero ter mais experiência e quem sabe atuar na área – disse.

A qualificação é fruto de parceria entre o RioSolidario e o Senac. Os jovens estão recebendo bolsa auxílio de R$200 e vale transporte, além de alimentação (lanche), uniforme, material didático e ferramentas. As aulas acontecem sempre as terças e quintas, de 8h a meio-dia, no Palácio Guanabara.  O curso oferece certificação profissional.